Alunos que criaram o Guia Digital de Saúde Pública são homenageados pela Câmara

• Publicado: Sexta, 14 de Dezembro de 2018, 07h30
  • Última atualização em Sexta, 14 de Dezembro de 2018, 07h30

O Poder Legislativo Cubatense homenageou na última terça (04/11) alunos do curso técnico de Informática Integrado ao Ensino Médio, do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) - Câmpus Cubatão, responsáveis pela criação do guia digital da saúde pública. Durante a 44ª sessão ordinária, o vereador Marcinho (PSB) apresentou moção de aplauso aos estudantes da instituição pelo projeto inovador, que contribui para otimizar o atendimento, disponibilizando informações sobres serviços oferecidos pela secretaria municipal de saúde.

Com o objetivo de facilitar o acesso à informação dos moradores locais, os estudantes da instituição criaram este guia, disponível tanto pelo computador como celular. A plataforma divulgará a relação das unidades de saúde, serviços oferecidos, endereços e endereços e telefones, horário de funcionamento, especialidades médicas oferecidas, especificação dos exames laboratoriais e de imagem oferecidos, medicamentos e tipos de vacinas disponíveis.

O grupo de alunos que criou o guia é formado por Anne Caroline Montenegro de Oliveira, Luana Almeida Alves; Matheus de Sá Dias; Henrique Martins Furtado, Rafaela Figueiredo Romano, além de Raíssa Machado da Silva, sob a orientação do professor Maurício Neves Asenjo.

A ideia de criar o guia digital da saúde pública surgiu após o projeto de cadastro simples do sistema público de saúde ser inviabilizado, uma vez que se trata de uma plataforma integrada com outras regiões e, por isso, as alterações não seriam válidas. Diante desse cenário, a secretária municipal da pasta, Andrea Pinheiro, sugeriu a criação do guia formato digital, contendo informações úteis voltadas para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) do município.

Marcinho enalteceu a importância do engajamento popular no desenvolvimento da cidade: “A participação popular nas sessões, no desenvolvimento da cidade, e esses alunos souberam, com suas visões, trabalhar em prol da população de Cubatão, a preocupação de um grupo de jovens que criaram um meio para diminuir a fila na saúde pública”, comentou o legislador cubatense.

O diretor geral do IFSP Campus Cubatão, o professor Robson Nunes da Silva, esteve presente nas galerias da Câmara durante a apresentação da moção de aplauso.

Tribuna Popular

Antes do início da sessão, a aluna do IFSP - Campus Cubatão, Brenda Noronha Ribeiro, agradeceu ao Legislativo Cubatense pela homenagem dos parlamentares. Ela destacou a experiência de ter contribuído para algo importante no município. “A ideia inicial partiu da Raíssa, integrante do nosso grupo, que é usuária do SUS da cidade. Ela notou que havia uma necessidade de automatizar o atendimento”, explica a estudante.

A Tribuna Popular é um mecanismo criado pela Casa de Leis do município para que a população possa apresentar críticas, sugestões e comentários a respeito de assuntos do interesse coletivo. O programa ocorre sempre antes do início da primeira e da terceira sessão ordinária do mês e tem uma duração máxima de dez minutos. O cidadão interessado deverá apresentar requerimento por escrito, à Mesa Diretora da Câmara, entregue no protocolo da Casa de Leis, com antecedência miníma de cinco dias antes da data requerida.

Mais informações sobre o funcionamento da Tribuna Popular podem ser obtidas pelo (13) 3362-1000 ou pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

por Assessoria — última modificação 06/12/2018 12h50

Fonte:http://www.cubatao.sp.leg.br/alunos-que-criaram-o-guia-digital-de-saude-sao-homenageados-pela-camara