Alunos de Letras realizam visita técnica à Prefeitura de Santos e ao Museu do Café
No dia 30 de maio, cerca de 80 estudantes do curso de Licenciatura em Letras do IFSP - Campus Cubatão participaram de uma enriquecedora visita técnica ao Centro Histórico de Santos, com passagens pela Prefeitura Municipal e pelo Museu do Café.
A atividade contou com o acompanhamento dos(as) professores(as) Ana Elisa Sobral Caetano da Silva Ferreira, Adriana Rodrigues Mendonca, Nilce Camila de Carvalho e Rafael Stoppa Rocha, e teve como objetivo enriquecer a formação de nossos futuros professores, oferecendo subsídios concretos para o desenvolvimento de práticas pedagógicas críticas, contextualizadas e interdisciplinares.
Ao vivenciarem o contato direto com espaços históricos e museológicos, os licenciandos ampliam sua compreensão sobre o ensino de literatura e linguística como prática social, capaz de articular linguagem, história e identidade.
Na Prefeitura de Santos, os estudantes foram recebidos por dois guias especializados, que conduziram a visita com explicações detalhadas sobre a arquitetura histórica do edifício e os principais marcos que compõem a trajetória política e simbólica da cidade. O prédio, uma referência do ecletismo arquitetônico paulista, possibilitou reflexões sobre discursos de poder e representações institucionais, contribuindo para a leitura crítica dos espaços públicos, relacionando arquitetura, literatura e linguagem.
Já no Museu do Café, os alunos puderam conhecer mais profundamente a história do café no Brasil, desde o cultivo até sua relação com o trabalho escravizado e o crescimento da elite cafeeira. As exposições e instalações do museu proporcionaram um mergulho nas transformações sociais e econômicas do país, permitindo análises dos efeitos desse ciclo econômico sobre a formação da sociedade brasileira, incluindo suas marcas na literatura.
A atividade também se articula com as ações do Grupo de Pesquisa ELIN (Estudos Linguísticos), que reúne estudantes e docentes do curso de Letras em torno de temas como análise do discurso, leitura crítica, literatura e formação docente. A visita técnica fortalece esse vínculo ao oferecer um corpus empírico significativo para análises discursivas e reflexões que ultrapassam os limites da sala de aula, ampliando as condições de produção dos sujeitos em formação.
A visita técnica foi também uma oportunidade para fortalecer os vínculos entre os diversos semestres do curso e reafirmar o compromisso da Licenciatura em Letras com uma formação crítica, sensível e conectada aos espaços de produção de cultura e memória.
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