Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Campus Cubatão realiza duas edições do minicurso "Conceitos Básicos de Libras" que promove inclusão e acessibilidade

  • Publicado: Terça, 27 de Maio de 2025, 14h13
  • Última atualização em Terça, 27 de Maio de 2025, 14h17
  • Acessos: 127

O Campus Cubatão promoveu duas edições do minicurso "Conceitos Básicos de Libras", numa iniciativa do Projeto de Extensão CACUIN, com apoio do NAPNE e do Projeto de Ensino RELEIN.

As atividades foram conduzidas por Carlos Henrique dos Santos – pessoa surda, egresso de cursos técnicos e tecnológicos do IFSP e atualmente discente do Bacharelado em Turismo – e por Gabriela Rodrigues de Souza, tradutora e intérprete de Libras, que o acompanhou no decorrer do percurso garantindo a acessibilidade linguística durante os encontros.

O minicurso teve como objetivo ampliar o conhecimento sobre a deficiência auditiva e a surdez, além de apresentar a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como forma legítima de comunicação e expressão das pessoas surdas no Brasil.

1ª edição foi realizada nos dias 11/04 e 18/04, como parte da disciplina Atividades de Extensão 1, articulada com o Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS). Já a 2ª edição aconteceu nos dias 09/05 e 14/05, voltada especialmente para discentes e docentes do Curso de Bacharelado em Turismo (BTur).

A trajetória de Carlos Henrique dos Santos se destaca pelo compromisso com a educação, a dedicação à formação continuada e o protagonismo em ações voltadas à inclusão.

Como pessoa surda e estudante do Bacharelado em Turismo, Carlos contribuiu significativamente para o minicurso, trazendo uma perspectiva rica e necessária sobre a Libras e a comunidade surda. Sua atuação como palestrante reforçou o papel fundamental de sujeitos surdos na construção de espaços educacionais mais acessíveis e diversos, fortalecendo o diálogo com a comunidade acadêmica. 

A ação reforça a importância do trabalho colaborativo entre o NAPNE e os projetos de ensino/extensão para a construção de uma educação mais inclusiva, e destaca o papel essencial do tradutor e intérprete de Libras no processo formativo dos estudantes surdos.

 FOTO 3 BTUR

Um grupo de pessoas posa para foto em uma sala, com teto e paredes brancas. No fundo, há cadeiras pretas vazias alinhadas à esquerda e algumas cadeiras azuis alinhadas à direita. Muitas pessoas estão de pé, algumas agachadas à frente, levantando uma ou ambas as mãos para o alto em gesto de saudação. Ao fundo, aparecem bandeiras: de São Paulo, do Brasil e de Cubatão. Há um projetor no teto e uma tela branca ao fundo.

 FOTO 2 BTUR

Três mulheres e um homem estão alinhados em frente a uma mesa, olhando para a câmera e sorrindo. Duas pessoas ao centro seguram sacolas vermelhas pequenas com alças. No fundo, a tela de projeção exibe o título “Mini Curso de Libras” e o logotipo do Instituto Federal. A parede é branca, e parte da mesa aparece à frente do grupo.  

 FOTO 1 ADS 1 Uma mulher e um homem estão em pé à frente de uma sala, uma delas fazendo gestos com as mãos enquanto a outra observa. Atrás, projetada na tela, está uma imagem do alfabeto manual da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). À esquerda e à direita, várias pessoas estão sentadas em cadeiras azuis, algumas olhando para a frente, outras segurando folhas ou olhando para dispositivos móveis. No canto esquerdo, bandeiras de São Paulo e do Brasil.  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página