Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Professor do Campus Cubatão é palestrante no II Colóquio sobre Educação na Era da Inteligência Artificial Generativa

  • Publicado: Segunda, 02 de Dezembro de 2024, 15h35
  • Última atualização em Segunda, 02 de Dezembro de 2024, 15h43
  • Acessos: 162

No dia 23 de novembro, o professor Eduardo Henrique Gomes, docente do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas no Campus Cubatão, foi o palestrante convidado para o II Colóquio UAB/Universidade Federal do ABC, com o tema "Educação, Ensino e Pesquisa na Era da Inteligência Artificial Generativa".

Durante a palestra, o docente abordou os impactos da Inteligência Artificial Generativa (IAG) nas áreas de educação, ensino e pesquisa, explorando como tecnologias emergentes, como o ChatGPT e o DALL·E, podem transformar práticas pedagógicas, otimizar processos educacionais e ampliar a produção de conhecimento. Ele destacou como a IAG pode personalizar o aprendizado, oferecendo suporte criativo e inovação educacional, além de discutir a ética e os desafios da adoção dessas tecnologias.

1

O professor demonstrou diversas aplicações práticas da Inteligência Artificial Generativa (IAG) nas área da Educação. Entre os exemplos apresentados, destacou a criação de conteúdo musical utilizando a ferramenta Suno.com, com letras geradas pelo ChatGPT, que podem ser usadas para enriquecer projetos educativos ou atividades extracurriculares. Além disso, foi abordado o uso do ChatGPT para correção automática de atividades no Moodle, facilitando a avaliação personalizada dos alunos e proporcionando um feedback imediato e preciso. Outro exemplo interessante foi a elaboração de planos de aula e materiais didáticos adaptados às necessidades específicas dos estudantes, com a ajuda da IAG, o que permite uma abordagem mais personalizada e eficaz no ensino.

Eduardo Henrique também falou sobre o uso de simulações educacionais geradas por IAG, que oferecem cenários controlados para a prática de estratégias pedagógicas, como a adaptação ao estilo de aprendizagem de cada aluno. Por fim, foi demonstrada a utilização de ferramentas como o Gamma.app, que permitem a criação de apresentações dinâmicas e interativas, otimizando o planejamento de aulas e tornando o ensino mais envolvente.

2 1

Além da palestra, a programação do evento contou com oficinas de Design Thinking, uma exposição de pôsteres e um painel sobre as conclusões das oficinas, proporcionando um espaço dinâmico para a troca de ideias e reflexões sobre o futuro da educação e da pesquisa no contexto da IA.

O evento, realizado no campus da UFABC em Santo André, contou com a participação de tutores, coordenadores e estudantes dos cursos de especialização da UAB/UFABC. O convite foi feito pela Coordenação UAB/UFABC, sob a liderança da Coordenadora Geral, Angela Terumi Fushita, e da Coordenadora Adjunta, Mirian Pacheco Silva Albrecht.

4

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página