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Estudantes de Turismo realizam visita técnica para reconhecimento de patrimônios culturais da América Latina
Estudantes e professores do curso de Bacharelado em Turismo realizaram, no último dia 2 de novembro, a visita técnica São Paulo Multicultural: "Patrimônios da América Latina". De caráter interdisciplinar, a ida à capital paulista teve como objetivo promover a melhor compreensão dos contextos teóricos a respeito das diversas facetas culturais associadas ao turismo, dimensionando, assim, os conhecimentos sobre as culturas latino-americanas e o seu rico patrimônio cultural.
Na abordagem de campo, o grupo visitou dois importantes espaços culturais para ampliação da visão de mundo sobre a difusão e integração cultural dos povos tradicionais do nosso continente: o Museu das Culturas Indígenas e o Memorial da América Latina.
No Museu das Culturas Indígenas, por meio de visita guiada pelos Mestres de Saberes (lideranças das etnias Guarani e Xavante), foi possível realizar uma verdadeira imersão na cultura dos povos originários. Por meio do diálogo em roda de conversa e da interação com as exposições e instalações do espaço, o grupo foi conduzido a ampliar a perspectiva sobre os povos indígenas, compreender os contextos sociais e os desafios que os cercam, fazendo os estudantes refletirem sobre o papel da atividade turística nas comunidades indígenas e seu potencial transformador.
No memorial, principal complexo cultural de representatividade latino-americana do país, os visitantes puderam conhecer parte do patrimônio e das contribuições culturais tradicionais dos povos do continente. Também puderam apreciar uma das festividades mais emblemáticas culturalmente na América Latina: o Festival Día de Los Muertos, celebração mexicana reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO. O evento, em honra aos falecidos, diferente da tradição brasileira, é uma consagração festiva composta por grande diversidade de atrações típicas, com música, dança e performances tradicionais, além dos ritos, altares, gastronomia e do concurso de Catrinas e Catrins, as famosas caveiras mexicanas.
A proposta de aprendizagem in loco promoveu uma experiência de imersão aos patrimônios material e imaterial da América Latina, por meio de intercâmbio teórico de diversas disciplinas, que abordam conteúdos correlatos no curso, e possibilitou o contato com a diversidade cultural do nosso território através dos tempos, mesclando práticas e saberes tradicionais dos povos, exaltando a riqueza que precisa ser reconhecida, valorizada e preservada não só pelo turismo, mas por todos.
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