Campus Cubatão é referência nas aulas de tecnologias na educação

• Publicado: Quarta, 31 de Julho de 2024, 08h24
  • Última atualização em Quarta, 31 de Julho de 2024, 11h24

O estudo desenvolvido sobre mídias educacionais durante a pandemia de COVID-19, que contou com a participação da docente Ana Elisa Sobral Caetano, coordenadora do Grupo de Pesquisa de Estudos Linguístico (Elin) do Campus Cubatão, está sendo utilizado como referência bibliográfica às aulas de mídias educacionais no Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN).

O tema abordou o uso de plataformas educacionais, como o Google Classroom, e a relação de extração de dados durante o período de ensino remoto emergencial.

Junto com Ágnes Grillo e Michelle Alves, docentes de Itanhaém/SP,  a doutora propõe um debate sobre o uso de dados sensíveis de menores de idade e de servidores públicos, além da plataformização da educação, que, entre outros fatores, contribui para precarização do trabalho educador no período do ensino a distância.

Os alunos do campus acompanharam parte do desenvolvimento da pesquisa, em 2022, na apresentação da mesa-redonda “Google for Education”.

Desde 2010, Ana Elisa Sobral dedica-se ao estudo de novas tecnologias para educação e seus impactos. Atualmente, desenvolve estudos no ELIN e no grupo Comunica da Universidade de São Carlos, nos quais pesquisa capitalismo de vigilância e inteligência artificial na perspectiva da análise de discurso e mediologia.

Saiba mais: