Visita de Monitoramento da Acessibilidade de Equipamentos Turísticos do Centro Histórico de Santos (Bolsa do Café)

• Publicado: Terça, 14 de Novembro de 2023, 14h05
  • Última atualização em Terça, 14 de Novembro de 2023, 15h27
Estudantes dos Cursos de Licenciatura em Letras, do Bacharelado em Turismo e do Técnico em Eventos acompanharam a professora Matilde P. Quintairos, Coordenadora do Napne, em Visita de Monitoramento da Acessibilidade ao Museu do Café, equipamento turístico localizado no Centro Histórico de Santos/SP.

Depoimento da estudante Keity Cristina S. Da Silva:
"Durante a visita na bolsa do café conseguimos verificar os recursos de acessibilidades disponíveis e percebemos que existem alguns como uma educadora que realiza o tour pelo ambiente explicando alguns fatos históricos sobre o museu e também descrevendo os detalhes arquitetônicos do espaço. Mesmo com esses recursos de acessibilidade encontramos muitos pontos negativos que precisam ser avaliados e solucionados, como por exemplo: a falta de um corrimão nas escadas, de linhas guias, de transcrição em Braille dos artigos da exposição, de um intérprete de libras. Por fim, a visita a este ambiente foi interessante, mas é importante lembrarmos que mudanças precisam ser realizadas para que a bolsa do café seja acessível a todos."

Estudantes do Curso Técnico em Informática e de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas realizaram a avaliação da acessibilidade do site do Museu do Café, cujos resultados serão apresentados à comunidade no âmbito do Projeto de Extensão Campus Cubatão Inclusivo (Cacuin).

IMAGEM 1
#paratodosverem. Fotografia. Seis mulheres e um homem posam para a foto
sorrindo e ao fundo, paredes  e pilastras com detalhes em arabescos.

IMAGEM 2
#paratodosverem. Fotografia de uma mão que tateia um mapa
em relevo, com escritas em Braille.

IMAGEM 3
#paratodosverem. Fotografia de painel com amostras de café e substratos.
No detalhe duas mulheres tocam a superfície das amostras. Uma das mulheres tem cabelos
longos cacheados, usa óculos escuros, top preto e bengala, a outra mulher tem
cabelos médios claros e usa blusa azul clara.

SPC9699
#paratodosverem. Fotografia. Cinco mulheres e um homem posam para foto vestidos com
roupas de época. Todos estão com os rostos voltados para o lado direito. Todas as mulheres
usam vestidos, chapéus e luvas e o homem com colete, chapéu e bengala.