Grupo de pesquisa RACNEGÊ discute simbologia do 13 de maio. Participe.

• Publicado: Quarta, 11 de Maio de 2022, 15h43
  • Última atualização em Quarta, 11 de Maio de 2022, 15h49

Acontece na próxima sexta-feira, às 20h, debate online sobre a simbologia do dia 13 de maio, organizado pelo "ESPAÇO RACNEGÊ", do Grupo de Pesquisa: Raça, Cultura negra e Gênero do Câmpus Cubatão.

O objetivo é provocar uma reflexão a respeito do que fora construído como representação do dia 13 de maio. Dentro desse processo, cabem as seguintes interrogações: será que houve mesmo o fim da escravatura? Quais são os reflexos desse evento na população negra do Brasil? Dentro da contemporaneidade, quais os papéis atribuídos à população negra? Como esses corpos negros são vistos e narrados na sociedade atual? Quais as possibilidades de mobilidade social se tem, de fato, dentro do cenário em que vivemos?

A atividade conta com a participação de Vilma de Pinho, professora doutora da Universidade Federal do Pará; professor André Vieira, da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, e Aurélia Rios, mestra da Universidade Federal de São Paulo.

A mediação fica sob responsabilidade de Cesar Rodrigues, professor doutor do Câmpus Cubatão - Instituto Federal de São Paulo.

A série de eventos intitulada "ESPAÇO RACNEGÊ", criada pelo Grupo de Pesquisas Raça, Culturas Negras e Gêneros, tem como escopo a pesquisa dos temas relacionados à raça, culturas negras e gêneros no espaço escolar, observando as relações existentes entre as atrizes atores circulantes no referido espaço e os possíveis efeitos no engendramento da autoestima e autoimagem da população negra discente.

As inscrições devem ser realizadas no link:

O evento é transmitido pelo canal do Youtube do RACNEGÊ, no endereço:

Cópia de Cópia de Cópia de Cópia de Atenção kit lanche 2