Estudante publica artigo sobre objetificação e sexualização do corpo feminino na mídia

• Publicado: Quinta, 25 de Novembro de 2021, 16h15
  • Última atualização em Sexta, 26 de Novembro de 2021, 09h31

O artigo “O Corpo Feminino na mídia e os Transtornos Alimentares: Percepções das adolescentes de uma escola pública”, que trata da percepção de parte das alunas do CTII e CTIE acerca do corpo feminino na sociedade, além de abordar as possíveis consequências físicas e psicológicas dessa percepção, foi publicado na edição de novembro de 2021 da Revista Brasileira de Educação Física Escolar (REBESCOLAR) e já está disponível para acesso online.

A obra, de autoria de Rebecca Loiola Messali, estudante no Câmpus Cubatão do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, onde, sob orientação de Fernando Dias de Oliveira, docente do câmpus e coautor da obra, participou do Programa Institucional de Iniciação Científica, mostra o resultado de pesquisas sobre o tema, reuniões, estruturação, análises e revisão, que demandou cerca de um ano de dedicação dos autores.

Professor de Educação Física no Câmpus Cubatão, Fernando Oliveira, que é mestre em Educação e doutorando em Educação e Sociedade, ressalta que a investigação possuiu caráter qualitativo e foi delineada por meio de uma pesquisa de campo com estudantes do gênero feminino matriculadas na instituição. Segundo ele, 100 alunas de 14 turmas responderam a 8 perguntas abertas e fechadas. Os resultados mostram que 45% das adolescentes estão insatisfeitas com seu corpo; 75% já se privaram de fazer algo por conta de questões estéticas e 19% já sofreram algum transtorno alimentar.

grafico principal Fer OK

Segundo a orientanda, ao longo do trabalho foi possível reunir e analisar uma série de cenários que juntos ajudam a complementar e embasar uma discussão mais do que pertinente: a objetificação e sexualização do corpo feminino na mídia e suas inserções na sociedade.

grafico 2 fer OKEstudante e orientador concordam que esses dados revelam um cenário preocupante em relação à saúde e à insatisfação corporal das estudantes, reforçando a importância da presença do debate dessa temática nas aulas de Educação Física e em outros momentos formativos durante a vida escolar.

Um resumo desse trabalho foi apresentado no XV Seminário de Educação Física Escolar, organizado pela USP; 2° Encontro de Pesquisadores de Iniciação Científica, organizado pelo Câmpusgrafico 3 fer OK Cubatão, e foi tema de roda de conversa durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia desta instituição.

Confira o artigo completo:

Para ter acesso ao site da REBESCOLAR: