Página inicial > Lista de Notícias > Professores da Rede Municipal de Cubatão iniciam capacitação de grupo de estudos do IFSP

• Publicado: Quinta, 13 de Dezembro de 2018, 13h34
  • Última atualização em Quinta, 13 de Dezembro de 2018, 13h34
Formação do RACNEGÊ é voltada aos profissionais de Educação Infantil

As legislações federais, o relacionamento das escolas com o seu entorno e experiências de inclusão foram temas da primeira série de encontros presenciais do grupo de pesquisa Raça, Culturas Negras e Gêneros (RACNEGÊ), do Instituto Federal de São Paulo, e professores e gestores de pré-escola na rede municipal de ensino. As ações formativas desta quarta-feira (12) na UME Bernardo José Maria de Lorena são fruto da parceria entre o IFSP de Cubatão e a Prefeitura via Secretaria de Educação.
Trata-se da primeira rede municipal em atuação com o grupo RACNEGÊ que pretende ampliar as suas pesquisas em nível metropolitano. "A Baixada Santista é uma das dez regiões brasileiras com o maior índice de declaração per capita de negritude", comenta o coordenador do grupo, o Prof. Dr. Antonio Cesar Lins Rodrigues. "A nossa intenção é de criar uma cartografia regional de todos os referenciais de humanidades nas escolas de Educação Infantil e perceber se contribuem na construção da autoimagem e autoestima das crianças negras".
Nesse segundo semestre, a primeira etapa já foi iniciada com o registro desses referenciais em que se retratam figuras humanas: desde quadros, capas de livros escolares até bonecos dispostos nas UMEs. Também foi realizado um levantamento sobre como os pais declaram os seus filhos em relação à questão racial, além de um questionário aplicado para os profissionais da rede pública.
Dezenas de docentes interessados - mais de 60 estiveram das turmas desta quarta-feira - participaram da etapa atual, que é o de uma capacitação de 40 horas com objetivo de desenvolverem projetos relacionados ao tema culturas negras e raças em suas respectivas classes no ano de 2019.
Além do encontro presencial, os professores receberão conteúdos neste próximo trimestre numa plataforma virtual, onde também partilharão experiências. Tal espaço de aprendizagem do RACNEGÊ, como um fórum de discussões entre docentes e pesquisadores, deve resultar num seminário de projetos e suas respectivas vivências a partir do segundo trimestre do próximo ano.

Texto: Lincoln Spada - MTb.: 73.250/SP

Fonte: http://www.cubatao.sp.gov.br/noticia/14379-professores-da-rede-iniciam-capacitacao-de-grupo-de-estudos-do-ifsp/#.XBFbs1elULg.whatsapp

racnege