Dia Nacional do Livro | 29 de outubro
“A leitura do mundo precede a leitura da palavra.” — Paulo Freire
Ler é um ato de liberdade. Através da leitura, ampliamos horizontes, questionamos realidades e descobrimos novas possibilidades de ser e de existir no mundo. Inspirados na perspectiva freiriana, compreendemos que a leitura vai além das letras: ela nos permite interpretar a vida, construir sentido e transformar o que nos cerca. Ler é um exercício de autonomia e de esperança.
Mas para que o direito à leitura seja, de fato, um direito de todos, é essencial que os conteúdos sejam disponibilizados em formatos acessíveis (tinta-Braille, Libras, áudio-livros e em meios digitais compatíveis com tecnologias assistivas. Essa obrigação foi reforçada pelo Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre o Ministério Público Federal (MPF) e o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), que determina que todas as editoras disponibilizem suas obras também em formato acessível, conforme previsto na Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015) e na Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Trata-se de uma conquista que assegura às pessoas com deficiência o direito de acessar a informação, o conhecimento e a cultura em igualdade de oportunidades.
Hoje celebramos não apenas os livros, mas também o poder que eles têm de formar consciências críticas, promover inclusão e transformar realidades.
Ler é um direito. Ler é libertar-se.
Saiba mais no Portal do Livro Acessível: https://

DESCRIÇÃO DA IMAGEM: Card quadrado com a logomarca do Instituto Federal de São Paulo, Campus Cubatão, no topo. Abaixo, o texto “29 de Outubro – Dia Nacional do Livro” e a frase “A leitura do mundo precede a leitura da palavra. Paulo Freire”. Na parte inferior, aparecem oas logomarcas do NAPNE, CACUIN e RELEIN sobre fundo escuro com faixa verde central.
Redes Sociais