Últimas notícias
Visitas culturais do Campus Cubatão ao Museu da Língua Portuguesa e à Pinacoteca de São Paulo marcam experiência significativa para os estudantes
Ampliação cultural e experiências marcantes junto à língua portuguesa, à história e à arte foram vivenciadas por estudantes, docentes e servidores técnicos do nosso campus no último sábado, dia 23/08/2025.
Visitas a museus, instituições culturais e exposições ampliam o acesso individual e coletivo ao nosso patrimônio, a diferentes expressões culturais e artísticas, a espaços diversificados e discussões contemporâneas; e contribuem substancialmente para a formação integral de todos os participantes, sobretudo dos estudantes.
Essas experiências são ainda mais enriquecedoras quando envolvem instituições culturais de excelência, como o Museu da Língua Portuguesa e Pinacoteca do Estado de São Paulo, localizados na região central da capital.
Para a viagem e as visitas, foram priorizados estudantes do curso Proeja – Educação de Jovens e Adultos – e do Curso Técnico em Eventos Integrado ao Ensino Médio.
Para muitos, foi a primeira oportunidade de visitar um museu, e o encantamento e a integração foram visíveis e contagiantes!"
Para muitos, foi a primeira oportunidade de visitar um museu, e o encantamento e a integração foram visíveis e contagiantes!"
O deslocamento para outra região - São Paulo, também contribui para o alargamento de horizontes na observação de diferentes territórios. Para tal, o transporte é um fator importante a ser considerado e a atuação da Unipar como nossa parceira foi essencial.
Houve um esforço conjunto para que as visitas ocorressem da melhor forma possível: de um lado a Unipar patrocinando o transporte e o diálogo com as instituições culturais; de nossa parte, a união de docentes e servidores dos setores: Diretoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, área de Arte, Coordenadoria Sócio-Pedagógica, Curso Proeja e Curso Técnico Integrado em Eventos.
Como preparação, especialmente a área de conhecimento em arte, acervo e curadoria da Pinacoteca foi abordada em aulas ministradas pela Profa Rita Demarchi. E serão desenvolvidas com os alunos em sala de aula propostas interdisciplinares que abordem e conectem conhecimentos acessados pelas vivências nos museus. Dessa forma, buscamos integrar ações efetuadas antes, durante e depois das visitas a fim de elaborar uma educação mais viva, sensível e reflexiva.
Que venham outras belas experiências junto aos museus e instituições culturais e artísticas!




registrado em:
Últimas notícias
Redes Sociais