Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Lista de Notícias > Docentes lançam obra que trata sobre a desinformação nazifascista e outros temas
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Docentes lançam obra que trata sobre a desinformação nazifascista e outros temas

  • Publicado: Sexta, 25 de Outubro de 2024, 11h22
  • Última atualização em Sexta, 25 de Outubro de 2024, 11h33
  • Acessos: 230
No dia 14 de outubro de 2024, por ocasião da abertura da VII Semana de Letras do Campus Cubatão, foi realizado o lançamento do livro PESQUIS-A-DOR SOCIAL NOS ESTUDOS DE LINGUAGEM, organizado pelos docentes Rubens Lacerda de Sá e Caroline Alves Soler, doutores da área de Letras do campus.
 
No material constam textos de diferentes autores, dentre os quais destacamos, além de alguns escritos dos próprios organizadores, um capítulo elaborado pela mestra Adriana Rodrigues Mendonça, de igual modo docente do curso de Letras do Campus Cubatão, em parceria com a Profª. Drª. Rosely Diniz da Silva Machado (UFRGS).
 
Ademais, encontramos, no livro, textos provenientes de pós-graduandos e atuantes na Educação Básica, bem como capítulos oriundos de pesquisas de Iniciação Científica (IC) e de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) conduzidas por egressos.
 
Em linhas gerais, a obra trata de temas que tocam certas dores vividas em sociedade, como “a racionalidade e colonialidade do saber, a desinformação nazifascista enquanto dispositivo para banalização do mal e a morte, as intersecções entre a filosofia de Tomás de Aquino e Rancière, a misoginia qual aparto de violência simbólica, as lacunas em políticas públicas para a educação inclusiva, as violências que sofre a mulher negra nas redes sociais por causa de seu cabelo, um panorama da relação entre a opção decolonial e a educação docente, a utilização de dicionários em aulas de línguas e, por fim, uma reflexão visando à proposição de novas abordagens metodológicas para pesquisas envolvendo o Design Instrucional no Brasil" (Sá, 2024, p. 11).
 
Em suma, os textos buscam provocar reflexões sobre o mundo, em especial, acerca de aspectos da linguagem de forma crítica, fomentando a construção do “pesquis-a-dor social”, isto é, daquele que não ignora o(s) sofrimento(s) alheio(s).
 
 
foto3 Ebook
 
registrado em:
Fim do conteúdo da página