Página inicial > Lista de Notícias > Estudantes participam da III Jornada de Educação Docente na Universidade Federal de São Paulo

• Publicado: Quinta, 28 de Março de 2024, 09h54
  • Última atualização em Quinta, 28 de Março de 2024, 09h56

No dia 9 de março, na UNIFESP/Guarulhos, os coordenadores de Área do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência/Letras (PIBID), professores Caroline Soler e Rubens Lacerda de Sá, acompanharam os estudantes pibidianos do curso na III Jornada de Educação Docente.

No evento, que teve por objetivo propiciar reflexões que viabilizem e incentivem a oferta de uma educação pública, gratuita e de qualidade, os licenciandos tiveram a oportunidade de apresentar, na “Galeria de Pôsteres: Potencialidades do PIBID”, um recorte de suas experiências relativas à edição atual desse programa.

Na agenda, eles participaram, ainda, de uma série de outras atividades acadêmicas, tal como uma mesa redonda intitulada “Saúde e Vulnerabilidade na Educação Básica”, roda de conversa entre docentes e futuros graduandos, sob o tema “Licenciaturas em Foco: Pra Dizer o Que se Cala na Escola Pública!” e um momento dedicado ao compartilhamento de “Relatos de Experiências Docentes e Pesquisas na Educação Básica: A Educação Básica Que Faz e Acontece!”.

Na lista de palestrantes, os coordenadores destacam a presença de docentes nacionais e internacionais, tais como a profª Dra. Fernanda Miranda Cruz (Universidade Federal de São Paulo/UNIFESP), profª Dra. Silvia Ester Orrú (Universidade de Brasília/UNB), prof. Dr. Derlis Ortiz Coronel (Universidade Nacional de Assunção/UNA-Paraguai) e profª. Dra. Catherine Walsh (Universidade Andina Simón Bolívar – UNASB/Equador).

Além da galeria de pôsteres, o Campus Cubatão também esteve presente abrilhantando o evento. Com seu toque artístico e sensível, a profª Dra. Rita de Cássia Demarchi, junto com a estudante Laila da Silva, licencianda em Letras/Português, promoveram o “Momento Arte-Educação: Pintando o 7 na docência!!!”.

A conferência de encerramento, denominada “Pedagogias Decoloniais para Freirear a Educação”, ministrada pela Catherine Walsh, trouxe impactantes reflexões acerca de uma práxis docente libertadora, calcada na criticidade e superação das estruturas de opressão e dominação, com vistas à construção de uma educação problematizadora, humanizadora e decolonial.

O encontro foi uma oportunidade de enriquecer a vida acadêmica e profissional dos pibidianos de Letras do Campus Cubatão. Momentos de muito aprendizado, que, certamente, farão muita diferença na formação e atuação de nossos licenciandos.

IMG 20240314 WA0023

IMG 20240309 WA0025