Página inicial > Lista de Notícias > Estudante desenvolve maquinário que padroniza grãos de café e outras sementes

Estudante desenvolve maquinário que padroniza grãos de café e outras sementes

• Publicado: Terça, 19 de Março de 2024, 11h07
  • Última atualização em Terça, 19 de Março de 2024, 11h15

Fábio de Oliveira da Silva, graduado em Tecnologia em Automação Industrial no ano de 2017, defendeu no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) um projeto de Analisador e Classificador de Grãos de Café, que usa a Inteligência Artificial (IA) para poder detectar as variáveis das sementes, possibilitando, assim, a melhor escolha entre as matérias-primas.
O TCC foi aprovado, e, diante da procura por investidores que ajudariam no protótipo, o graduado treinou a inteligência artificial, campo de estudo multidisciplinar que abrange várias áreas do conhecimento e que compõe o classificador de grãos, que detectasse e analisasse a quantidade de grãos verdes, maduros ou com impurezas presentes numa amostra de café beneficiado.

O projeto deu tão certo que no Campus Luzerna (Instituto Federal Catarinense), o polo Univale, uma incubadora de empresas, representado pelo professor Ricardo Antonello, considerou o projeto revolucionário na indústria de grãos.

O professor Dr. Arnaldo de Carvalho Jr, que foi orientador do estudante, sugeriu que ele chamasse o professor Antonello para auxiliá-lo na feitura do equipamento, transformando o trabalho de conclusão em realidade. O professor Antonello se juntou a Fábio nessa empreitada.

Depois de três anos, a equipe conseguiu fazer a primeira máquina classificadora. Com o equipamento pronto, eles já conseguem atender as expectativas e necessidades das empresas.

Do TCC para o mundo real, a ideia cresceu e tornou o dispositivo mais robusto, sendo indispensáveis, por fim, as documentações, registro de marcas e patentes.

Já patenteado, o equipamento hoje trabalha com chaparia e câmera multiespectral, possibilitando a análise de qualquer tipo de grãos.

Segundo Fábio, a máquina oportuniza um crescimento na área de classificação de grãos, trazendo grande ganho às empresas que trabalham com graneis no Porto de Santos, pois evita multa por perda de qualidade na entrega das encomendas, em outras palavras, as sementes sairão padronizadas de acordo com o pedido inicial.

WhatsApp Image 2024 03 19 at 10.52.20 WhatsApp Image 2024 03 19 at 10.52.34

WhatsApp Image 2024 03 19 at 10.13.43 cafe