Página inicial > Lista de Notícias > Estudantes e professoras do Campus visitam Comitê Paralímpico Brasileiro e Fundação Dorina Nowill para Cegos

• Publicado: Terça, 29 de Agosto de 2023, 12h30
  • Última atualização em Terça, 29 de Agosto de 2023, 13h04
Em 18 de agosto, estudantes e professoras do Campus Cubatão fizeram um tour pelas instalações do Comitê Paralímpico Brasileiro (COB) e visitaram a Fundação Dorina Nowill para Cegos.
A visão do COB é ser referência mundial na gestão e desenvolvimento do esporte paralímpico promovendo a inclusão de pessoas com deficiência em todas as suas dimensões e a sua missão é promover o esporte paralímpico da iniciação ao alto rendimento, e a inclusão da pessoa com deficiência na sociedade.
No COB, os discentes tiveram a oportunidade de assistir o Troféu Brasil de Equipes, conhecer regras básicas da modalidade esportiva.
A Fundação Dorina Nowill para Cegos é uma organização sem fins lucrativos e de caráter filantrópico que se dedica à inclusão social de pessoas cegas e com baixa visão. Oferece gratuitamente, serviços especializados para pessoas cegas e com baixa visão e suas famílias, nas áreas de educação especial, reabilitação, clínica de visão subnormal e empregabilidade

Na Fundação Dorina, tiveram a oportunidade de conhecer a gráfica na qual são confeccionados livros em Braille, visitar e explorar a Sala onde Dorina Nowill trabalhava, acessar o acervo da Dorinateca, conhecer os serviços oferecidos e fazer networking.

Os eventos foram ações inclusivas promovidas pelo Projeto de Extensão Campus Cubatão Inclusivo (CACUIN) em parceria com o NAPNE, contou com a  participação de discentes do Curso de Licenciatura em Letras, de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e das professoras Matilde P. Quintairos e Sueli Torres, membros do NAPNE.

IMAGEM 1 1
#PraTodesVerem. Fotografia. Da esquerda para a direita, mulher de cabelos castanhos claros com blusa azul marinho e listras brancas, mulher jovem de cabelos cacheados e óculos escuros, mulher jovem com cabelos longos cacheados e óculos escuros, mulher de cabelos castanhos curtos com blusa azul estampa de flores, homem jovem com barba e bigode de óculos com hastes pretas, ao fundo uma piscina com raias e bandeirolas. Todes posam para a foto sorrindo.

IMAGEM 2 1
#PraTodesVerem. Fotografia. Da esquerda para a direita, homem com calça jeans, camisa azul marinho com listras verdes, mulher com cabelos longos cacheados de calça jeans e camiseta roxa, mulher jovem de cabelos cacheados calça jeans, blusa branca estampada e casaco amarrado na cintura, mulher de cabelos castanhos claros amarrados com blusa branca e listras azuis. Todes estão de costas para a foto e observam uma piscina ao fundo.

IMAGEM 3 1
#PraTodesVerem. Fotografia. Da esquerda para a direita, mulher jovem de cabelos cacheados, óculos escuros, calça jeans com casaco amarrado na cintura e camiseta branca estampada explora uma espada, enquanto um homem jovem com barba, bigode e óculos com hastes pretas a observa, mulher jovem com cabelos longos cacheados, calça jeans, camiseta roxa e óculos escuros aparece no detalhe da foto.

IMAGEM 4 1
#PraTodesVerem. Fotografia. Da esquerda para a direita, homem com calça jeans, camisa azul marinho com listras verdes, mulher de cabelos castanhos claros amarrados com blusa branca e listras azuis, mulher jovem de cabelos cacheados calça jeans, blusa branca estampada e casaco amarrado na cintura, mulher com cabelos longos cacheados de calça jeans e camiseta roxa, mulher de cabelos castanhos curtos com blusa azul estampa de flores. Posam para a foto sorrindo. Ao fundo, imagem estilizada de Dorina Nowill, com o propósito e os valores da fundação.

IMAGEM 5 1
#PraTodesVerem. Fotografia. Mulher jovem de cabelos cacheados, calça jeans, blusa branca estampada, casaco amarrado na cintura e bolsa, explora placa metálica com escrita em Braile. Ao fundo, à esquerda, parede na qual estão impressos o propósito, os valores e a visão da fundação Dorina.

IMAGEM 6 1
#PraTodesVerem. Fotografia. Da esquerda para a direita, mulher jovem de óculos escuros, cabelos cacheados calça jeans, blusa branca estampada, casaco amarrado na cintura, com bengala e bolsa, mulher de cabelos castanhos claros amarrados com blusa branca e listras azuis, mulher com cabelos longos cacheados de calça jeans e camiseta roxa. Possam para a foto sentadas em um sofá em uma sala na qual pode-se ser uma estante com livros e um retrato de uma mulher na parede.

IMAGEM 7 1
#PraTodesVerem. Fotografia. Mulher jovem de cabelos cacheados, calça jeans, blusa branca estampada, casaco amarrado na cintura, explora estátua em forma de busto de homem que usa casaco e colete. À direita, mulher com cabelos longos cacheados, de calça jeans, camiseta roxa, óculos escuros  e bengala observa sorrindo.

IMAGEM 8 1
#PraTodesVerem. Fotografia. Da esquerda para a direita, mulher de cabelos castanhos curtos com blusa azul estampa de flores, homem com calça jeans, camisa azul marinho com listras verdes, mulher jovem de cabelos cacheados calça jeans, blusa branca estampada, óculos escuros observam mulher com cabelos longos cacheados, de calça jeans, camiseta roxa e óculos escuros que explora maquete.

IMAGEM 9
#PraTodesVerem. Fotografia. Mulher com cabelos longos cacheados, de calça jeans, camiseta roxa e óculos escuros que explora placas de metal amarradas e identificadas com etiquetas. À frente a mão de outra pessoa segura um outro bloco de placas de metal amarradas. Os blocos de placas de metal estão empilhados.