Página inicial > Lista de Notícias > Abertas as inscrições para estudantes bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID)

• Publicado: Terça, 04 de Outubro de 2022, 09h31
  • Última atualização em Terça, 04 de Outubro de 2022, 09h31

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é uma ação da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC) que visa valorizar a formação docente. O PIBID proporciona aos discentes na primeira metade do curso de licenciatura uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que elas estão inseridas.

Em Cubatão o programa contemplará 24 estudantes bolsistas e 6 voluntários do Curso de Licenciatura em Matemática e 24 estudantes bolsistas e 6 voluntários do Curso de Licenciatura em Letras. Todos os participantes do programa, que tem duração máxima de dezoito (18) meses, terão direito à certificação. Conforme a Portaria MEC/CAPES, Nº 83, DE 27 DE ABRIL DE 2022, o PIBID prevê a concessão de bolsas de Iniciação à Docência no valor R$ 400,00 (quatrocentos reais).

As atividades do PIBID iniciarão em novembro de 2022 e os critérios para concorrer são os seguintes:

- estar regularmente matriculado em curso de licenciatura da IES, na área do subprojeto;

- ter concluído no máximo 60% da carga horária regimental do curso de licenciatura ao ingressar no programa (conferir no histórico parcial no SUAP);

- ser aprovado em processo seletivo realizado pela IES;

- possuir bom desempenho acadêmico, evidenciado pelo histórico escolar, consoante as normas da IES; e

- dedicar-se às atividades do PIBID, observando a carga horária mínima de trinta horas mensais (7 horas e meia por semana).

Para a inscrição dos candidatos à vaga, os estudantes de matemática devem enviar os documentos abaixo para o email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo., e os estudantes de Letras para o email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.:

- Formulário de inscrição devidamente preenchido e assinado (Anexo II);

- Cópia do documento de identificação com foto, que contenha preferencialmente o CPF;

- Cópia do título de eleitor ou entrega do comprovante da última votação ou certidão de quitação eleitoral, para maiores de 18 anos (Obtida em http://www.tse.jus.br/eleitor/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral);

- Cópia do comprovante de residência;

- Cópia do currículo preenchido na Plataforma CAPES de Educação Básica (http://eb.capes.gov.br), com cópia simples dos documentos comprobatórios;

- Carta de motivação escrita pelo candidato, limitada a uma página tamanho A4, indicando seu interesse em participar do programa.

As inscrições acontecerão entre os dias 03 a 14 de outubro de 2022.

No dia 5 de outubro, às 11h15, as professoras Caroline Soler - coordenadora de área de Letras - e Letícia Giordano - coordenadora de área de Matemática - farão uma fala sobre o programa no auditório do Câmpus.

Para maiores informações acessem o edital ou entrem em contato com as coordenadoras de área do PIBID.

Edital e anexos editáveis