Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Lista de Notícias > Revista internacional publica artigo de professora do câmpus sobre reposição hormonal
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Revista internacional publica artigo de professora do câmpus sobre reposição hormonal

  • Publicado: Terça, 14 de Setembro de 2021, 11h36
  • Última atualização em Terça, 14 de Setembro de 2021, 12h23
  • Acessos: 393

Na edição do dia 31 de agosto, a Revista Gynecological Endocrinology (Qualis A2) divulgou o artigo: “Hyaluronic acid and proliferation/cellular death amount in the female rats mammary gland after estroprogestative therapy”, cuja autoria contou com a participação da profª Sueli Maria Preda dos Santos Torres, do Câmpus Cubatão. 

O artigo, que é parte de seu doutorado na Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, aborda a avaliação da concentração de ácido hialurônico e proliferação celular, em glândula mamária de ratas, após reposição hormonal na menopausa.

Durante o estudo, foi realizado um tratamento de reposição hormonal e depois as glândulas mamárias foram analisadas. A administração de hormônios ovarianos afetou a concentração de ácido hialurônico, aumentou a proliferação celular e diminuiu a morte celular no tecido mamário.  

Segundo Sueli Torres, os resultados sugerem que a redução excessiva do ácido hialurônico no tecido mamário, como ocorreu com o tratamento com progesterona, pode levar à quebra da matriz extracelular e essas alterações podem ser indicativas de patologias mamárias.

Além da professora do câmpus, a equipe de estudiosos também foi composta por Helena B. Nader, Ricardo S. Simões, Edmund C. Baracat,José M. Soares-Jr, Manuel de J. Simões e Regina C. T. Gomes.

registrado em:
Fim do conteúdo da página