Página inicial > Lista de Notícias > Pesquisa em Nanotecnologia é publicada por professor do Câmpus Cubatão em revista Internacional

• Publicado: Sexta, 03 de Setembro de 2021, 14h15
  • Última atualização em Sexta, 03 de Setembro de 2021, 14h15

O professor do Câmpus Cubatão, Filipe B. Magalhães, publicou, na última semana, um artigo em que descreve a fabricação de uma nanoestrutura capaz de detectar a molécula NAD (Nicotinamida Adenina Dinucleotídeo). Ao produzir-se ressonância plasmônica em matriz de nanocilindros de ouro, a NAD foi detectada em concentração muito baixa equivalente a apenas uma única molécula, o que revelou a alta sensibilidade do dispositivo fabricado. Os resultados abrem novas possibilidades no desenvolvimento de sensores biológicos.

Uma imagem contendo DiagramaDescrição gerada automaticamente

Figura 1

A Figura 1 consiste na imagem de microscópio eletrônico da matriz de nanocilindros fabricada. Para se ter uma ideia de tamanho, o diâmetro de cada nanocilindro é cerca de mil vezes menor que a espessura de um fio de cabelo.

Uma imagem contendo DiagramaDescrição gerada automaticamente

Figura 2

A Figura 2 retrata a intensidade do campo elétrico nas extremidades de cada nanocilindro. Este efeito é causado pela formação de plasmon e é a origem da alta sensibilidade do dispositivo fabricado. Nesta mesma figura também é destacado o padrão hexagonal de organização da matriz de nanocilindros.

A molécula NAD foi escolhida por estar presente em todas as células de qualquer ser vivo e exercer diversos papéis importantes no metabolismo. Além disso, esta molécula tem potencial aplicação na indústria de medicamentos no tratamento de diversas doenças, como câncer e mal de Alzheimer.

Esta pesquisa é parte integrante do programa de doutorado do prof. Filipe Magalhães na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP).

O artigo foi publicado no journal Optical Materials Express. Este periódico internacional publica artigos inéditos e relevantes, ele é revisado por pares e é especializado em materiais ópticos, mídia laser, nanomateriais, metamateriais e biomateriais. O Fator de Impacto deste periódico é de 3.44 (2020) com previsão de aumentar para 3.62 (2021), o que demonstra seu nível de excelência (https://www.osapublishing.org/ome/home.cfm ).

Homem com camisa azulDescrição gerada automaticamente

O prof. Filipe Magalhães também é ex-aluno do mesmo Câmpus onde leciona. Nos agradecimentos de sua publicação, o professor fez questão de mencionar o IFSP Câmpus Cubatão como um dos apoiadores para o êxito na pesquisa. “Ao longo dos anos, a escola se estabeleceu como um celeiro de pesquisadores em ciência e tecnologia com muitos exemplos de sucesso.”

O artigo completo está disponível em https://doi.org/10.1364/OME.434894 .