Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Gestão de Pessoas > Últimas notícias > Roda de conversa sobre leituras do espaço como construção simbólica atrai estudantes da Licenciatura em Letras
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Roda de conversa sobre leituras do espaço como construção simbólica atrai estudantes da Licenciatura em Letras

  • Publicado: Sexta, 04 de Julho de 2025, 11h06
  • Última atualização em Sexta, 04 de Julho de 2025, 11h06
  • Acessos: 102

Na quarta-feira, 2 de julho, no auditório do Campus Cubatão, realizou-se a roda de conversa intitulada “Experiências, criação e leituras do espaço como construção simbólica”, uma iniciativa do grupo de pesquisa Estudos Linguísticos (ELIN) e idealizada pela professora Adriana Mendonça.

O evento contou ainda com participação das professoras Ana Elisa Ferreira e Rita de Cássia conduzindo o diálogo com os estudantes.

A atividade envolveu alunos de todos os semestres da Licenciatura em Letras, convidados a compartilhar suas produções originadas das visitas técnicas realizadas ao Centro Histórico de Santos, ao Museu do Café e à Casa de Cultura Zabelê. Em um ambiente de escuta atenta e respeito mútuo, os participantes relataram suas impressões e reflexões sobre as experiências sensoriais e críticas despertadas nesses espaços.

Durante o encontro, os convidados discutiram como a percepção estética pode se fundir à criação literária, construindo leituras simbólicas do espaço. As falas ressaltaram a importância de conectar vivências reais e imaginários literários, revelando como ambientes históricos e culturais influenciam a formação sensível e intelectual dos futuros professores de literatura.

Visitas técnicas são instrumentos poderosos na educação de professores em formação. Elas proporcionam aprendizado imersivo, ativam instâncias estéticas, críticas e interdisciplinares — fatores que as pesquisas apontam como essenciais para uma aprendizagem plural e reflexiva. Ao saírem da sala de aula, os futuros docentes vivenciam diretamente espaços históricos, museológicos e culturais, estimulando a construção de conhecimento além dos livros, em múltiplos contextos.

O Campus Cubatão agradece o envolvimento de todos — alunos(as) que trouxeram suas vozes, ideias e sensibilidades, e professores e professoras que enriqueceram o evento com sua participação e interesse.

0473c654 f8a7 4b5e 9daa b56948a1f96e   7b808f8e db3b 4d1d bbf8 1c321df5470a  b5c77883 3173 4bb0 8952 611a0dafeede

registrado em:
Fim do conteúdo da página