Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Evento reúne tecnologia e inovação

  • Publicado: Segunda, 10 de Junho de 2019, 13h19
  • Última atualização em Segunda, 10 de Junho de 2019, 13h19
  • Acessos: 1387

No dia 1º de junho, o Câmpus Cubatão sediou a primeira edição do Sabaduino, referente à plataforma livre Arduino, que permite desenvolver projetos de automação em placas de forma funcional e fácil, sendo acessível a estudantes e projetistas amadores. 

Estudantes dos cursos técnico e superior em Automação Industrial e Engenharia de Controle e Automação, assim como convidados externos, puderam desfrutar de uma manhã de muita aprendizagem prestigiando exposições de trabalhos, oficinas e palestras sobre a plataforma.

Os trabalhos de conclusão de curso dos estudantes do câmpus chamaram a atenção, tanto pela inovação quanto pela qualidade apresentadas. Estufas, torres de resfriamento, garras manipuladoras e braço robótico foram alguns dos projetos expostos e criados com uso da plataforma Arduino. Segundo o professor Marcelo Coelho, coordenador do curso de Engenharia, um dos pontos altos do evento foi a possibilidade de integrar os cursos de tecnologia em Automação Industrial e Análise e Desenvolvimento de Sistemas, promovendo assim parceria nas pesquisas desenvolvidas.

Na oficina, houve a aplicação da plataforma Arduino na transmissão de dados para a nuvem. Este uso de armazenamento de informações nos processos industriais é uma inovação e faz parte da Industria 4.0, assim denominada por especialistas da área.

Por sua vez, as palestras envolveram aplicações práticas da plataforma, como por exemplo na configuração de impressoras 3D e sinais analógicos, permitindo aos participantes, sobretudo aos estudantes do câmpus Cubatão, a aproximação com profissionais da comunidade externa.

O professor Arnaldo de Carvalho Junior, organizador do 1º Sabaduino, avalia que o evento ultrapassou as expectativas, servindo de referência aos próximos dessa natureza, como a Semana de Automação e a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, programados para outubro.

 

WhatsApp Image 2019 06 01 at 11.05.20 4WhatsApp Image 2019 06 01 at 10.55.34 1

registrado em:
Fim do conteúdo da página