Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Campus Cubatão debate masculinidade consciente e inclusão feminina no trabalho

  • Publicado: Segunda, 09 de Março de 2026, 13h27
  • Última atualização em Segunda, 09 de Março de 2026, 16h13
  • Acessos: 144

No dia 5 de março, como parte da programação da Semana de Valorização da Mulher, o Campus Cubatão/IFSP realizou a roda de conversa “Valorização da Mulher Também é Papo de Homem”. O evento reuniu profissionais de diversas áreas para discutir o papel dos homens na promoção da igualdade de gênero e na criação de ambientes institucionais e profissionais mais respeitosos e inclusivos.

A atividade integra o programa Mulheres, Iniciativa e Criatividade (MIC) , desenvolvido no campus, e foi realizada no âmbito do projeto Tecendo Ideias, Criando Oportunidades (TICO), coordenado pela professora Solange Silva. Essas iniciativas promovem ações de extensão, formação e diálogo com a comunidade, visando à autonomia, inclusão produtiva e valorização das mulheres.

Para dar início às atividades, o diretor-geral do campus, professor Artaxerxes Modesto, deu boas-vindas aos convidados e à plateia e destacou a importância de eventos como esse para fortalecer o compromisso institucional com a igualdade de gênero. Ele reforçou que a valorização da mulher não é uma pauta exclusiva feminina, mas uma responsabilidade coletiva, especialmente dos homens, na construção de relações mais justas e respeitosas em todos os espaços. Também fez menção à IFeira EcoSolidária, que aconteceu durante o evento e fortaleceu o protagonismo de mulheres e empreendedoras locais.

Em seguida, a roda de conversa foi aberta, reunindo profissionais de diferentes setores para debater o papel masculino na promoção da equidade e no enfrentamento da violência contra as mulheres.

O encontro foi dividido em três blocos temáticos. No primeiro, focado em formação e liderança inclusiva, participaram: Emerson Pacheco, psicólogo e especialista em Responsabilidade Social da Petrobras, que apresentou o programa Homens Aliados, com rodas de conversa em plataformas e refinarias sobre masculinidades, machismo e corresponsabilidade masculina; Luiz Gobbo, especialista em inovação com experiência na Refinaria Presidente Bernardes de Cubatão (RPBC), que destacou estratégias de desenvolvimento profissional para mulheres em áreas técnicas e Leandro Campelo, Diretor adjunto de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do Campus Cubatão, que expôs projetos do campus para ampliar oportunidades de formação e inserção feminina em áreas tecnológicas.

O segundo bloco abordou o ambiente de trabalho industrial sob a perspectiva de gênero. Carlos Eduardo Souza Santos (QWS, com experiência em indústrias naval, química e petroquímica) e Edson Batista Duarte de Souza (Usiminas e professor na FORTEC) discutiram prevenção de riscos, condições laborais e políticas para inclusão e respeito à diversidade.

No terceiro segmento, dedicado à prevenção da violência contra a mulher e processos de responsabilização, a delegada Mayla Hadid, titular da Delegacia de Defesa da Mulher de Cubatão (DDM), apresentou o programa “Homem Sim, Consciente Também”, voltado à conscientização masculina e prevenção da violência doméstica. Um participante do programa compartilhou seu relato, mostrando como o diálogo pode gerar mudanças de comportamento e relações mais respeitosas.

Durante o evento, surgiram propostas para fortalecer as ações de equidade de gênero, como a criação de um comitê interinstitucional, ações formativas nas indústrias, maior participação masculina em iniciativas de sensibilização, avaliação de políticas e estratégias para ampliar a presença feminina no mercado de trabalho.

A vice-prefeita de Cubatão, Andrea Maria Castro, participou do encontro e destacou a Lei Ordinária nº 4.369, que determina a contratação mínima de 35% de mulheres em empresas prestadoras de serviços terceirizados ao poder público municipal.

Ao final, foi apresentada a trajetória inspiradora de Terezinha Barbosa, que, por meio de iniciativas formativas do campus, propôs e instruiu o curso de Montadora de Andaime. Hoje, ela atua como montadora, formadora de equipes, consultora e palestrante, exemplificando como a educação pode transformar comportamentos e abrir oportunidades em áreas tradicionalmente masculinas.

O evento reforçou a necessidade de articulação entre instituições de ensino, sistema de justiça, empresas e sociedade civil para construir uma cultura de respeito, equidade e responsabilidade social, com destaque para o envolvimento masculino na prevenção da violência e na promoção de ambientes mais justos e inclusivos.

 WhatsApp Image 2026 03 06 at 15.41.08 WhatsApp Image 2026 03 06 at 15.42.46 WhatsApp Image 2026 03 06 at 15.49.13 WhatsApp Image 2026 03 06 at 15.47.28 WhatsApp Image 2026 03 06 at 15.50.53

registrado em:
Fim do conteúdo da página