III Simpósio de Política e Gestão da Educação Especial acontece esta semana no IFSP

Entre os dias 24 e 26 de novembro de 2025, o Instituto Federal de São Paulo (IFSP) realizará o III Simpósio de Política e Gestão da Educação Especial (SPGEEs), promovido pelo Laboratório de Política e Gestão da Educação Especial (LPGEEs/IFSP), grupo de pesquisa certificado pelo CNPq e atuante nos campi Cubatão, Hortolândia e Ilha Solteira. Nesta edição, o Campus Cubatão terá participação expressiva em diferentes momentos da programação, fortalecendo sua contribuição científica e acadêmica na área.
Com o tema “Políticas e práticas inovadoras em Educação Especial”, o evento reúne especialistas de instituições nacionais e internacionais para discutir políticas públicas, gestão e práticas pedagógicas voltadas à Educação Especial. A programação inclui mesas-redondas, apresentação de trabalhos, oficina de produção científica e o lançamento da obra Inovação, Produção Científica e Políticas de Educação Especial.
Participação do Campus Cubatão na programação
Docentes e pesquisadoras do Campus Cubatão, como Ma. Michelli Analy de Lima Rosa, Dra. Waldísia Rodrigues de Lima e Dra. Claudia Oliveira Santos, contribuirão com mediações, mesas temáticas e debates ao longo dos três dias de atividades. A presença de Cubatão integra-se às ações colaborativas entre os campi envolvidos, reforçando o caráter coletivo e institucional do simpósio.
Inscrições e certificação
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link:
https://forms.gle/iEXT6NkXwdyiNAu26
O evento tem carga horária de 30h e garante certificado aos participantes que obtiverem mínimo de 75% de frequência, registrada a cada atividade.
Transmissão ao vivo
Toda a programação será transmitida pelo YouTube do IFSP – Campus Hortolândia:
youtube.com/IFSPHortolândia_oficial
Apresentação de trabalhos
O cronograma completo está disponível em:
https://drive.google.com/drive/folders/1v2iaKlS1rvTyvexG89FqLlcYV11PnT42?usp=sharing
O III SPGEEs reafirma o compromisso do IFSP e de seus campi com a produção científica, o debate qualificado e a promoção de políticas inclusivas, fortalecendo a instituição no cenário nacional da Educação Especial.
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