Alunos da Licenciatura em Letras participam do XVI JEALAV na USP e docente representa o IFSP em mesa do XVIII SPLin
Estudantes da Licenciatura em Letras do Campus Cubatão participaram, no dia 14 de novembro, da 16ª Jornada de Ensino de Línguas em Ambientes Virtuais (JEALAV), realizada na Universidade de São Paulo (USP). O evento reuniu pesquisadoras, pesquisadores e estudantes de diversas instituições para discutir tendências, desafios e inovações no ensino de línguas em ambientes digitais e mediados por tecnologias.
A Profª Dra. Ana Elisa Sobral Caetano da Silva Ferreira, docente do curso e coordenadora do Grupo de Estudos Linguísticos (ELIN), integrou a mesa de abertura do JEALAV, debatendo o tema “Desafios e potencialidades do ensino de línguas mediado por inteligência artificial”. Durante sua apresentação, destacou aspectos éticos, pedagógicos e discursivos relacionados às novas tecnologias generativas e à incorporação da IA no ensino de línguas.
Ao longo da jornada, estudantes de diferentes semestres tiveram a oportunidade de conhecer espaços da USP, como a biblioteca, exposições e o museu do campus, além de acompanhar palestras e atividades formativas do evento. A participação contribuiu para reforçar a articulação entre ensino, pesquisa e formação crítica, aproximando os alunos dos debates mais atuais da área.
Além do JEALAV, a Profª. Ana Elisa também representou o IFSP no XVIII SPLin – Simpósio de Pesquisa Linguística, realizado em 12 de novembro em comemoração aos 20 anos do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL/UFSCar). A docente participou da mesa-redonda “Entre algoritmos e palavras: linguagem, ética e inovação na produção do conhecimento”, ao lado dos professores Marcelo Módolo (USP) e Cristiane Dias (Unicamp), discutindo os impactos da inteligência artificial na produção científica e nos estudos da linguagem.
As duas participações evidenciam o compromisso do Instituto Federal com a formação qualificada dos estudantes, o estímulo à pesquisa e o fortalecimento do diálogo com instituições de referência no cenário acadêmico nacional.




Redes Sociais