Turismo, Inclusão e Narrativas de Resistência
Em uma iniciativa conjunta entre o Projeto de Ensino Rede de Leitura Inclusiva (RELEIN), o Projeto de Extensão Campus Cubatão Inclusivo (CACUIN), o Grupo de Pesquisa Raça, Culturas Negras e Gêneros (RACNEGÊ), a Rede Antitransfobia (REATRANS) e o curso de Bacharelado em Turismo, discentes vivenciaram uma experiência única de reflexão e sensibilização.
A atividade foi realizada no Espaço RACNEGÊ, no contexto das disciplinas Turismo e Inclusão e Tecnologias da Informação no Turismo, com o objetivo de relacionar os conteúdos sobre acessibilidade, inclusão social e cidadania com o uso de tecnologias digitais no planejamento e gestão do turismo, promovendo a integração entre teoria e prática em uma vivência crítica, reflexiva e interdisciplinar.
Cada participante escolheu uma obra, compartilhou os motivos de sua escolha, leu um trecho para o grupo e deu seu depoimento pessoal. O momento foi marcado por uma rica experiência sensorial, em que o simples ato de manusear os livros, descrever imagens, ouvir e sentir as leituras despertou emoções, provocou reflexões e incentivou diálogos significativos.
O encontro reafirma o compromisso do Curso de Bacharelado em Turismo com uma formação acadêmica que valoriza a inclusão, a diversidade e o respeito às diferenças.
Convidamos toda a comunidade a explorar esse acervo e se inspirar com a riqueza das vozes que nele ecoam.
A imagem mostra nove pessoas segurando livros, organizadas em um mosaico de três linhas e três colunas. Cada pessoa apresenta a capa do livro escolhido, em um ambiente interno. Os títulos exibidos incluem obras como Talvez Você Seja..., Desculpe o Transtorno, Mas Não Sei Sentir Pouco, Mulheres Quilombolas, É Assim Que Se Perde a Guerra do Tempo, Betha e a Bolinha Pretinha, Xeque-Mate, O Caminho do Quilombo e Vermelho, Branco e Sangue Azul.
Redes Sociais