Professores do curso de Turismo participam de imersão em Turismo de Base Comunitária na Cota 200 em Cubatão
Nos dias 22 e 27 de agosto, docentes do curso de Bacharelado em Turismo do Campus Cubatão do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) participaram de atividades de aproximação com os projetos de Turismo de Base Comunitária (TBC) desenvolvidos na Cota 200, em Cubatão.
O primeiro encontro, realizado em 22 de agosto, teve caráter exploratório e permitiu aos professores conhecerem de perto as iniciativas locais voltadas ao fortalecimento da vivência comunitária e à valorização do território. Já no segundo momento, em 27 de agosto, os professores acompanharam operação de receptivo a uma escola com estudantes do 7º ano do ensino fundamental, tendo a oportunidade de observar a dinâmica prática das atividades turísticas.
Durante a visita, os docentes participaram de diferentes ações, como uma oficina de pintura de camisetas com desenhos inspirados na Mata Atlântica, a organização de kits alimentares na cozinha do projeto Sabores da Serra – Culinária Afetiva e um tour guiado pelos agentes comunitários do projeto Tur na Serra.
Reconhecido como um caso de sucesso no campo do turismo comunitário, o projeto da Cota 200 será incorporado aos conteúdos das disciplinas de Extensão I, II e III do curso de Turismo. A iniciativa busca fortalecer a integração entre ensino, extensão e comunidade, gerando contribuições acadêmicas e sociais alinhadas ao Arranjo Produtivo Local (APL) e ampliando a articulação entre o campus, moradores da região e mercado.
Redes Sociais