Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Projeto de Extensão realiza clube de leitura com Unidade Municipal de Ensino de Cubatão

  • Publicado: Sexta, 04 de Julho de 2025, 11h40
  • Última atualização em Sexta, 04 de Julho de 2025, 11h40
  • Acessos: 60
O projeto de extensão Encontros Literários, coordenado pela professora Fabiana de Lacerda Vilaço, do Campus Cubatão, promoveu um clube de leitura em parceria com o professor Fábio Ferreira, da Unidade Municipal de Ensino João Ramalho (UME), do município de Cubatão. Na última quinta-feira, dia 26 de junho, foi realizado um encontro entre os estudantes envolvidos no projeto, de forma remota.
 
A obra abordada foi o livro Crônicas indígenas para rir e refletir na escola, do autor Daniel Munduruku. Ao longo de todo o mês de junho, cada docente leu e discutiu as crônicas do importante escritor indígena brasileiro com algumas de suas turmas: nosso Técnico em Informática integrado ao Médio (CTII-148) e 9°A e 9°B da UME João Ramalho.

A atividade foi conduzida pelos professores, que a partir de um roteiro de perguntas promoveram uma discussão entre as turmas sobre a experiência de leitura, os textos em si e os aprendizados que construíram. A situação atual dos povos indígenas do Brasil e seu histórico também foram problematizados por meio de um documentário e leituras de notícias recentes. 
 
Além dos estudantes diretamente envolvidos no clube de leitura, a ação contou com a participação das estudantes bolsistas do projeto de extensão, Maryana Biagi e Beatriz Ceolato, da pedagoga Elissa Fontes, que também integra a equipe de execução do projeto, e da bolsista Larissa Marques, estudante do curso de Letras do campus que realiza monitoria junto à turma CTII 148.

O encontro proporcionou um espaço de diálogo interinstitucional, fortalecendo a relação entre o Campus Cubatão e a rede pública municipal de ensino. Os estudantes foram incentivados a compartilhar suas leituras e percepções sobre as crônicas, além de discutirem estereótipos, diversidade cultural e a resistência dos povos originários através da palavra.
 
Os participantes avaliaram a atividade como muito positiva pelo aprendizado que gerou para todos, bem como pelo estímulo a ações futuras do projeto Encontros Literários envolvendo a comunidade externa.
 
foto 3a  05cd764c 01e1 4021 b265 a17a7e873044  ae1ac3f4 dddb 49aa 9484 2080f87a2f45
registrado em:
Fim do conteúdo da página