Integrantes de grupos de pesquisa do câmpus se reúnem com representantes da Fundação Parque Tecnológico de Santos

• Publicado: Segunda, 13 de Dezembro de 2021, 07h29
  • Última atualização em Segunda, 13 de Dezembro de 2021, 16h18

O Câmpus Cubatão segue dando continuidade a tratativas iniciadas em maio de 2021, quando participou de reunião com a Fundação Parque Tecnológico de Santos – FPTS, e, naquela oportunidade, ficou acordado entre as partes a assinatura de um Termo de Cooperação Técnica, visando, entre outros pontos, o encaminhamento de ações conjuntas destinadas à promoção do desenvolvimento econômico, científico e tecnológico, de inovação e empreendedorismo, e ao crescimento socioeconômico da Baixada Santista.

Assinado em agosto, o termo contém um plano de trabalho onde, para cumprir o objeto da cooperação, as partes concordam em, entre outras atividades análogas, prospectar e executar programas de interesse comum entre as duas entidades e captar recursos para a difusão de cursos, projetos, feiras, seminários, conferências e atividades correlatas, nos termos da legislação vigente.

Na terça-feira, dia 7, em reunião na sede da FPTS, em Santos, Leandro Fabrício Campelo, diretor-adjunto de Pesquisa e Inovação, e professores do Câmpus Cubatão, representantes de grupos de pesquisa, apresentaram-se aos srs. Gabriel Micelli, diretor-técnico da fundação e responsável pela aproximação com a Sociedade, Instituições de Ensino Superior e Empresas; e Diego Lara, encarregado pelo setor de Tecnologia da Informação. Na pauta, discutir estratégias conjuntas para 2022.

O diretor-técnico destacou a importância da aproximação com o Câmpus Cubatão e manifestou interesse em mapear os professores do IFSP e tê-los atuando dentro da fundação.

Ao ouvir a explanação da profª Maria Jeanna, orientadora dos projetos Meninas na TI: um novo despertar e Inclusão Digital: navegando na melhor idade, Gabriel comentou que programas assim são de interesse da fundação, que, inclusive, conversa com diversas empresas, entre as quais a Google, visando apoio para iniciativas como essas.

Questionado pelo prof. Marcelo Coelho sobre em quais ações da fundação o câmpus pode cooperar e se o Parque Tecnológico está atraindo empresas da região, o diretor-técnico informou que, na intenção de tê-las na FPTS, já está em contato com várias. Segundo ele, a fundação conseguiu garantir verba para montar a infraestrutura, adquirindo aparelhos de ar condicionado e mobiliário de escritório.

O prof. Arnaldo de Carvalho e o sr. Gabriel concordaram que o Sebrae ajudará a formar o ecossistema do Parque Tecnológico. O diretor disse ainda que os grandes players devem instalar equipamentos para uso de estudantes e profissionais proponentes de projetos inovadores. O servidor Diego afirmou que a entidade precisa ser mais visível e que a equipe está trabalhando nesse sentido.

Já o prof. Walter Varella apontou a importância de unir a academia e os empresários trabalhando em conjunto, citando sua experiência no Vale do Ribeira, onde está em andamento o desenvolvimento de uma área de inovação. Thiago Schulze, coordenador e docente da área de Turismo, apontou a possibilidade de desenvolver parcerias para projetos de extensão na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Diego respondeu que a prefeitura tem muito interesse nisso, tendo proposto a inclusão da FPTS nesse evento, com palestras ministradas tanto na sede da fundação quanto no Câmpus Cubatão.

Na oportunidade, o prof. Elifas Levy citou o Congresso em Acessibilidade e Inclusão na Educação (CAIE), destacando que tornar esse evento mais visível pode ajudar nas ações da fundação. Nesse sentido, Walter apontou a possibilidade de desenvolver tecnologias na área de acessibilidade.

A reunião foi finalizada com o acordo de que, no próximo encontro, os 26 projetos de pesquisa PIBIFSP, em andamento no Câmpus Cubatão, serão apresentados à Fundação Parque Tecnológico de Santos.

Professores e GTs que participaram desta atividade:

Thiago Rodrigues Schulze – Coordenador do Bacharelado em Turismo e Grupo de Pesquisa Observatório de Turismo do Litoral Paulista (TULIPA)

Arnaldo de Carvalho Júnior – Grupo de Pesquisas em Sistemas de Automação (AUTOSYSTEM) e Laboratório James Clerk Maxwell de Micro-ondas e Eletromagnetismo Aplicado (LABMAX)

Alexandre Maniçoba de Oliveira – Laboratório James Clerk Maxwell de Micro-ondas e Eletromagnetismo Aplicado (LABMAX)

Charles Arthur Santos de Oliveira – Laboratório James Clerk Maxwell de Micro-ondas e Eletromagnetismo Aplicado (LABMAX)

Elifas Levi da Silva – Grupo de Ensino e Pesquisa de Educação e Formação Profissional (GEPEFOP)

Marcelo Saraiva Coelho – Grupo de Pesquisas em Sistemas de Automação (AUTOSYSTEM)

Marciel Silva Santos – Grupo de Estudo e Ensino de Astronomia da Baixada Santista (GEEABS)

Maria Jeanna Sousa dos Santos Oliveira – Pesquisa e Inovação em Ciências e Educação Matemática (PICEM) e Grupo de Ensino e Pesquisa de Educação e Formação Profissional (GEPEFOP)

Robson Nunes da Silva – Grupo de Pesquisa em Informática Aplicada à Educação (INFOEDU)

Walter Augusto Varella – Laboratório James Clerk Maxwell de Micro-ondas e Eletromagnetismo Aplicado (LABMAX)

Acesse aqui mais informações sobre todos os Grupos de Pesquisa do Câmpus Cubatão: https://cbt.ifsp.edu.br/index.php/grupos-de-pesquisa