Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Concurso Público > Últimas notícias > Campus Cubatão está presente na grande final da ONHB!
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Campus Cubatão está presente na grande final da ONHB!

  • Publicado: Sexta, 29 de Agosto de 2025, 16h38
  • Última atualização em Sexta, 29 de Agosto de 2025, 16h38
  • Acessos: 38

Neste final de semana, a equipe Historiografia Fantástica, formada pelas alunas do 1º ano do curso de Eventos Integrado ao Ensino Médio — Amanda Soares de Azevedo, Sofia Neres dos Santos e Luiza Castro de Jesus —, sob orientação da professora de História Fátima Moreira, representará o Campus Cubatão na grande final da 17ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB).

A etapa decisiva acontecerá na Unicamp, reunindo as 352 equipes finalistas entre mais de 57 mil inscritas em todo o país. Todas já garantiram a medalha de cristal, mas agora disputam uma das 75 medalhas de ouro, prata e bronze. O estado de São Paulo será representado por 19 equipes, selecionadas entre as 16 mil inscritas no início da competição.

A ONHB, em sua 17ª edição, já trouxe conquistas ao IFSP: medalhas de ouro, prata e bronze alcançadas em anos anteriores pela professora Fátima, quando atuava no campus Pirituba. Em 2025, o desafio foi ainda maior, devido ao número recorde de participantes. Durante as seis semanas de provas on-line, os estudantes trabalharam em equipes de três, realizando pesquisas, discussões e tarefas colaborativas. Sob a orientação dos professores Fátima Moreira (12 equipes) e Ricardo Sorgon (10 equipes), o campus iniciou a jornada com 22 times. Destes, 14 chegaram à semifinal, mas apenas a equipe Historiografia Fantástica conquistou o direito de estar entre os finalistas.

O diferencial da ONHB está no seu formato inovador. Mais do que avaliar conhecimentos prévios, a Olimpíada oferece aos estudantes a oportunidade de aprender ao longo da competição, explorando conteúdos que muitas vezes não aparecem nos livros didáticos ou no cotidiano escolar. Além de História do Brasil, os temas das provas abrangem áreas como geografia, literatura, arqueologia, patrimônio cultural, urbanismo e atualidades.

Neste ano, um dos destaques foi a inclusão da Inteligência Artificial como tema de reflexão. Para a professora da Unicamp e coordenadora da ONHB, Cristina Meneguello, essa abordagem reforça o caráter dinâmico e inovador do evento: “Em vez de fugir, resolvemos cair de cabeça nessa discussão e dar a chance para os professores pensarem sobre isso nas escolas”.

Agora, é momento de torcida! Que nossa equipe brilhe e traga excelentes resultados para o Campus Cubatão!

ONHB17 RGB

registrado em:
Fim do conteúdo da página