A Câmara Municipal de Cubatão promove na próxima quarta (dia 23 de maio), às 15 horas, no Anfiteatro do Legislativo, o Painel "As transformações do mercado de trabalho: o profissional do século XXI e as novas competências exigidas", com a participação do professor universitário Enzo Bertazini, coordenador do curso de Engenharia de Controle e Automação do IFSP - Câmpus Cubatão; e o coach Allan Lopes, especialista em gestão de performance e colunista do site "Carreira e Sucesso" da Catho, maior portal brasileiro de classificados de empregos. O evento é o terceiro do projeto Ciclo de Debates Contemporâneos.

 

Nos últimos anos, vivemos profundas transformações no universo do trabalho, fazendo surgir novos elementos como a nanotecnologia, a robótica e a realidade virtual. Como conseqüência disso, as formas de inserção na estrutura produtiva também foram modificadas, afetando todos os profissionais e requerendo, assim, outras habilidades, conhecimentos, atitudes e capacidades para atuarem no mundo do trabalho.

 

Diante desse cenário, quais competências se apresentam como respostas às novas demandas do mundo do trabalho? Os expositores discutirão o tipo de formação mais adequado às transformações no sistema produtivo. Atualmente, não mais se destaca a necessidade de desenvolvimento de competências meramente técnicas, mas sim de habilidades ligadas ao trabalho em grupo, ao empreendedorismo, à criatividade, à autonomia, entre outras.

 

O Ciclo de Debates Contemporâneos, criado pelo Legislativo Cubatense, quer ser um espaço democrático para discutir os temas de interesse coletivo com a participação de diferentes setores da sociedade civil.

 

Os painéis do Ciclo de Debates Contemporâneos são abertos ao público e os participantes recebem certificado. Não é necessário inscrição prévia.