Artigo discutiu o impacto da qualificação profissional dos trabalhadores operacionais e gestores atuantes no turismo na competitividade dos destinos turísticos.

Os fatores que impactam na competitividade dos destinos turísticos são tema de pesquisas desenvolvidas pelo professor Aristides Faria, do Curso Superior em Gestão de Turismo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (Câmpus Cubatão).

Em recente publicação, o docente buscou discutir a influência da formação superior em turismo e hospitalidade na qualidade dos serviços e na gestão das destinações de viagens no contexto do estado de São Paulo.

O estudo foi apresentado oralmente durante o II Seminário Mineiro de Pesquisa e Inovação em Turismo, realizado em novembro de 2017, em Belo Horizonte (MG). Em seguida, sua versão impressa foi selecionada para publicação em edição especial no periódico Marketing & Tourism Review, editado pelo Núcleo de Estudos e Estratégias em Comunicação Integrada de Marketing e Turismo (NEECIM TUR), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), sob coordenação da Profa. Dra. Marlusa de Sevilha Gosling (Editora-Chefe).

Na pesquisa, os autores trataram de analisar a localização dos campi do IFSP, relacionando a publicação técnica e científica recente em com o mapa das regiões turísticas do estado de São Paulo. Constatou-se que a produção de pesquisadores da instituição – docentes e técnicos em administração – possui vínculos com a matriz econômica dos municípios do entorno.

A pesquisa foi viabilizada a partir do emprego das ferramentas de indexação disponíveis na Plataforma Stela Experta ((http://www.stelaexperta.com.br/) e da análise dos currículos cadastrados na Plataforma Lattes. A discussão dos resultados concentrou-se na análise da frequência das publicações técnicas e científicas, bem como nas temáticas abordadas também.

A publicação teve coautoria da Profa. Dra. Elizabeth Kyoko Wada, Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Hospitalidade da Universidade Anhembi Morumbi (Laureate International Universities).

..:: Sobre a Revista Marketing & Tourism Review ::..

A Revista Marketing & Tourism Review (ISSN 2525-8176) tem por missão disseminar, a partir de acesso livre e gratuito, os avanços nas áreas de Marketing e Turismo, apresentando a seus públicos artigos científicos inéditos, de alto impacto e qualidade e criteriosamente selecionados. A revista visa ser um veículo acadêmico democrático de discussão de ideias, conhecimentos e experiências inovadoras, que se tornem referências nacionais e internacionais.

O público-alvo da Revista Marketing & Tourism Review é composto por pesquisadores, docentes e gestores das áreas de Marketing e Turismo, uma vez que apresenta artigos que contribuam para o desenvolvimento científico dos diversos campos temáticos dessas áreas.

A Revista Marketing & Tourism Review publica semestralmente, na forma eletrônica, artigos inéditos e casos em Português, Inglês e Espanhol nas áreas de Marketing e Turismo. Devido à clara multidisciplinaridade dos temas que abrange, o periódico aceita, também, contribuições de outras áreas do conhecimento, desde que condizentes com sua missão e política editorial.

Comitê Editorial e Científico é composto por professores e pesquisadores de excelência, de diversas regiões do Brasil e do exterior.

Texto colaborativo de Aristides Faria