6                                                                                                                                                                                                                                       

PELTI - Grupo de Pesquisa em Educação, Linguagens, Tecnologia e Inovação

O grupo dedica-se, de forma transdisciplinar, ao estudo e à reflexão sobre os processos de produção de sentidos em diferentes contextos sociais de uso das diversas linguagens. Pretende também ser um núcleo de estudo e análise do surgimento de novas linguagens a partir da aproximação das tecnologias da comunicação e informação, bem como buscar práticas e soluções inovadoras. Visando à compreensão dos processos intra e extratextuais, de tal modo que contemple: linguagem oral; linguagem escrita; leitura, compreensão e interpretação de textos; conhecimentos linguísticos e linguagens artísticas.

Líder do Grupo: Rita de Cassia Demarchi -  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Vice-Líder do Grupo: Rafael Stoppa Rocha - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Leia Mais

8

SQI - Sensores Químicos Integráveis

O grupo de pesquisa em Sensores Químicos Integráveis tem como objetivo fabricar, caracterizar e aplicar sensores químicos para a análise de líquidos e gases. Os dispositivos são fabricados utilizando a tecnologia do silício existente, o que torna possível a integração em chips e outros sistemas eletrônicos. Os sensores podem ser aplicados em diversos setores, como por exemplo, o de controle ambiental, segurança do trabalho e processos químicos em geral.


Líder do Grupo: Filipe Bento Magalhães - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  

Leia Mais

 11

AUTOMSYSTEM

O Grupo de Pesquisa "AUTOMSYSTEM" é formado por professores e alunos do IFSP e pesquisadores externos e  tem como objetivo contribuir com estudos e pesquisas sobre o Sistemas de Automação voltados a processos e equipamentos contemplando principalmente as seguintes áreas: automação industrial, qualidade e eficiência energética. 


Líder do Grupo: Marcos Marinovic Doro - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  

Leia Mais

 33

INFOEDU - Grupo de Pesquisa em Informática Aplicada à Educação.

O grupo de pesquisa INFOEDU tem como objetivo principal a investigação e desenvolvimento de fundamentos teórico-metodológicos para o desenvolvimento de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) aplicadas à Educação.


Líder do Grupo: Eduardo Henrique Gomes - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

Leia Mais

 LOGOGEPEFOP

GEPEFOP - Grupo de Ensino e Pesquisa de Educação e Formação Profissional 

Trata-se de um grupo de pesquisa em Educação e formação profissional preocupado com a eficiência do ensino básico e superior, as políticas públicas, e com a inclusão das TICs em todo esse processo educativo, mas com especial atenção ao Ensino Básico. Preocupa-se também com as questões de acessibilidade de pessoas com necessidades especiais, atuando especificamente com a deficiência auditiva.


Site: http://gepefopifsp.wix.com/gepefop
Líder do Grupo: Elifas Levi da Silva - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  

Leia Mais

 2 - Logo PICEM Curto

PICEM - Pesquisa e Inovação em Ciências e Educação Matemática do Campus Cubatão

O grupo PICEM tem o objetivo de conduzir estudos que discutam o desenvolvimento das Ciências Naturais e Matemática, suas aplicações e seus processos de ensino e aprendizagem. Fundamenta-se nas dimensões histórica, epistemológica, política, cognitiva, didática, tecnológica e social dos saberes matemáticos e científicos. Tem como premissa a articulação entre ensino, pesquisa e inovação no curso de Licenciatura em Matemática do Câmpus Cubatão do IFSP.


Líder do Grupo: Glauber Renato Colnago Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Leia Mais

 GEEABS logo               

Grupo de Estudo e Ensino de Astronomia da Baixada Santista - GEEABS.

A comunidade do Campus Cubatão demonstra interesse sobre Astronomia e na Baixada Santista se desconhece grupo nesse sentido. Além disso, há no Campus docentes interessados em compartilhar seus conhecimentos, assim como realizar estudos, oferecer ensino mais amplo, e realizar pesquisa envolvendo a área. Esse grupo está propondo um Projeto de Iniciação Científica para o próximo ano. Mesmo não possuindo as condições necessárias em equipamentos, acredita-se que o estabelecimento do grupo irá proporcionar que aconteça locação de recursos para a divulgação da ciência na área da Astronomia. 
Desde o ano de 2009 o Campus participa da Olimpíada Brasileira de Astronomia, na qual se percebe uma certa lacuna de conhecimento dos estudantes, uma vez que não há condições, dentro do ano letivo, de se trabalhar especificamente de maneira mais ampla com a Astronomia. Nesse sentido, o grupo proposto visa disponibilizar maiores oportunidades para a comunidade poder acessar e adquirir conhecimento na área, com atividades tais como curso, seminários e observações do céu noturno.

Líder do Grupo: Marciel Silva Santos - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

Leia Mais

Grupo de pesquisa Observatório de Turismo do Litoral Paulista – TULIPA

Tem como objetivo estudar o mercado de trabalho na área de Turismo na Região Metropolitana da Baixada Santista, a fim de identificar a inserção dos profissionais na região. Em 2016, serão priorizados os estudos e análises para compreender a relevância e a atuação destes profissionais no âmbito turístico.

O estudo ocorrerá a partir de uma perspectiva interdisciplinar envolvendo as seguintes áreas: Direito, Políticas Públicas, Ciências Sociais, Economia, Psicologia, Turismo, Inclusão Social, entre outras.

Líder do Grupo: Prof. Thiago Rodrigues Schulze - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

Leia Mais

Laboratório James Clerk Maxwell de Micro-ondas e Eletromagnetismo Aplicado
No Laboratório Maxwell pesquisas são desenvolvidas com o propósito de elevar a qualidade de vida da sociedade brasileira nas áreas de saúde, defesa e educação, através da pesquisa e transferência do conhecimento. Para isso, os estudos são lastreados pelos fundamentos do eletromagnetismo, sobretudo quanto a tecnologia de radar por micro-ondas, podendo destacar a recente descoberta: - Nova técnica de cavidades radiantes de borda aplicadas a antenas Vivaldi, o que melhora suas características diretivas aumentando o ganho do lóbulo principal e reduzindo o nível dos lóbulos laterais simultaneamente, dando origem a antena Palm Tree, apresentada a comunidade acadêmica pelo artigo disponível em: http://doi.org/10.1109/LAWP.2015.2404875

Líderes do Grupo:
Prof. Charles Artur Santos de Oliveira Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Alexandre Maniçoba de Oliveira - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Leia Mais

 logo elin

ELIN - Grupo de Pesquisa em Estudos Linguísticos

O grupo se propõe a discutir as teorias linguísticas, promovendo investigações sobre a língua em diversos contextos, visando a compreensão dos fenômenos linguísticos recorrentes na sociedade. Pretende-se, assim, empreender pesquisas que contribuam para o desenvolvimento da ciência linguística em diferentes abordagens, tendo como enfoque a língua em uso, contemplando-a em todas as suas dimensões. Os estudos visam, também, empreender ações que permitam a análise, descrição e documentação linguística e cultural de comunidades e povos de origens diversas.

Líder: Artarxerxes Tiago Tácito Modesto
Vice-Lider: Katya Laís Ferreira Patella Couto

Leia Mais

RACNEGÊ  

RACNEGÊ - Grupo de Pesquisa: Raça, Cultura negra e Gênero

A proposta de discussão do grupo diz respeito à investigação das demandas acontecidas nos diversos espaços educacionais/escolares formais e setores da sociedade relacionadas ao objeto de pesquisa. Para tanto, utilizar-se-ão os referenciais teóricos fundantes que ancorem tal busca. Objetiva-se realizar pesquisas que contribuam para a depreensão dos fenômenos ao objeto de pesquisa, disponibilizando os resultados a toda comunidade acadêmica.

Líder do Grupo: Antônio César Lins Rodrigues-Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Novo Regulamento dos Grupos de Pesquisa - Acesse


Para mais informações sobre outros grupos de pesquisa utilize a página do CNPQ

Para criar um novo grupo de pesquisa clique aqui