“Conscientização do Patrimônio Público Escolar”. Esse é o nome da campanha de preservação do patrimônio público escolar iniciada esta semana no campus. O objetivo é conscientizar toda a comunidade interna quanto ao cuidado, importância e limpeza que se deve ter com o patrimônio, que é de todos. Pretende-se resgatar a valorização e conscientização de alunos e servidores quanto à importância do tema e como é bom viver em um ambiente limpo, organizado, preservado.

A falta de cuidado com o patrimônio pode ter consequências muito negativas para todos, sobretudo para o processo de ensino e aprendizagem, maior objetivo de nossa instituição. O descaso no manuseio de equipamentos em laboratórios, por exemplo, pode levar ao sucateamento e até inviabilizar seu uso, o que traria grandes transtornos para os usuários, alunos e professores. Some-se a este fato a dificuldade econômica pela qual passa o nosso país, e o constante corte de verbas destinadas à Educação.

Muitas vezes, esse descaso com os bens públicos se deve à falta de informação quanto aos custos para construção e manutenção de espaços e equipamentos. Nesse sentido, a campanha pretende realizar ações que possam resgatar o sentimento de “pertencimento” de todos que estudam e trabalham no campus, criando a percepção de que a preservação do patrimônio é responsabilidade de todos, devendo ser preservado, defendido e protegido.

Assim, de carteiras a paredes, de banheiros a equipamentos em laboratórios: tudo o que é usado por todos faz parte do patrimônio e deve ser preservado.

Faça parte desta iniciativa!