Consolidar uma práxis educativa que contribua para a inserção social, à formação integradora e à produção do conhecimento.

Objetivos

  • Ministrar cursos de formação inicial e continuada de trabalhadores, incluídos os de iniciação, aperfeiçoamento e atualização, em todos os níveis e modalidades de ensino;

  • Ministrar educação de jovens e adultos, contemplando os princípios e práticas inerentes à educação profissional e tecnológica;

  • Ministrar educação profissional técnica de nível médio, de forma articulada com o ensino médio, destinada a proporcionar habilitação profissional para os diferentes setores da economia;

  • Ministrar ensino superior de graduação e de pós-graduação lato sensu e stricto sensu, visando à formação de profissionais e especialistas na área tecnológica;

  • Ofertar educação continuada, por diferentes mecanismos, visando à atualização, ao aperfeiçoamento e à especialização de profissionais na área tecnológica;
  • Ministrar cursos de licenciatura, bem como de programas especiais de formação pedagógica, nas áreas científica e tecnológica;

  • Realizar pesquisas aplicadas, estimulando o desenvolvimento de soluções tecnológicas de forma criativa e estendendo seus benefícios à comunidade;

  • Estimular a produção cultural, o empreendedorismo, o desenvolvimento científico e tecnológico e o pensamento reflexivo;

  • Estimular e apoiar a geração de trabalho e renda, especialmente a partir de processos de autogestão, identificados com os potenciais de desenvolvimento local e regional;

  • Promover a integração com a comunidade, contribuindo para o seu desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida, mediante ações interativas que concorram para a transferência e aprimoramento dos benefícios e conquistas auferidos na atividade acadêmica e na pesquisa aplicada.

Princípios

  • Valorização da criatividade, da curiosidade, da inventividade
  • Formação do Cidadão Participativo e Crítico.
  • Desenvolvimento de habilidades relativas ao aprender a aprender e ao ensinar a pensar.
  • Integração e Inovação.
  • Flexibilidade e diversidade.
  • Gestão Democrática e Participativa.
  • Igualdade de oportunidades e diversidade de tratamento: Respeito às diferenças para promover a igualdade entre os desiguais.
  • Respeito à autonomia dos valores e das escolhas de cada um.
  • Valorizar o aprendizado contínuo e o trabalho participativo.
  • Preservação do Ensino Público de Qualidade.
  • Valorização do servidor e do serviço público.
  • Pluralismo de idéias e concepções pedagógicas.
  • Preservação dos princípios do serviço público: 

    Legalidade, 

    Impessoalidade, Publicidade e Transparência, 

    Moralidade Administrativa, 

    Eficiência, Eficácia, Efetividade e Economicidade.