OBJETIVOS DO CURSO

 

Objetivo geral do Bacharelado em Turismo:

O Curso Superior de Bacharelado em Turismo tem como objetivo promover ensino, pesquisa e extensão nas esferas compreendidas pelo Turismo, ou seja, nas dimensões ambiental, social, cultural e econômica. Formar profissionais que possuam subsídios para inserção e intervenção nas esferas supracitadas.

 

Objetivos específicos do Bacharelado em Turismo:

  • Promover a reflexão sobre o turismo, considerando a diversidade cultural e socioambiental, de modo que contribua para o desenvolvimento local e regional;
  • Compreender os destinos turísticos nos âmbitos da paisagem, do patrimônio, da economia e das relações culturais;
  • Permitir análises sobre o planejamento e organização do turismo, em face aos elementos que o integram, tais como: meios de hospedagem, agenciamento de viagens, eventos, alimentos e bebidas, e transportes;
  • Formar um educando reflexivo e com capacidade de intervir na dinâmica local e regional do turismo, seja por meio de ações empreendedoras, contribuindo para maior dinamismo do mercado vinculado ao turismo, como também contribuir à formulação e execução de políticas públicas voltadas ao turismo;
  • Promover a formação humanística do educando, pautada nos princípios norteadores da ética, inclusão e cidadania.

 

PERFIL PROFISSIONAL DO ALUNO EGRESSO

O Curso de Bacharelado em Turismo do Campus Cubatão visa a proporcionar a seus graduados uma formação técnica, humanística, crítica, reflexiva, empreendedora e criativa. O bacharel em turismo atua no planejamento e gestão de destinos e organizações turísticas dos diversos setores. O profissional exerce diversas atividades na área do Turismo com base nos princípios da responsabilidade socioambiental e da ética profissional. O curso está atento à realidade, em especial local e regional, com ênfase nas áreas de planejamento, hotelaria, eventos e gastronomia. Pretende-se contribuir para a consolidação do turismo como área de estudos e indutor das atividades econômicas, formando profissionais e pesquisadores qualificados.

 

ESTRUTURA CURRICULAR

Clique aqui para fazer o download em pdf

 

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO

Clique aqui para fazer o download em pdf

 

REGRAS PARA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Optou-se pela obrigatoriedade do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) no curso de Bacharelado em Turismo do Campus Cubatão, conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Turismo e a Resolução CNE/CES n.º 13, de 24 de novembro de 2006.

Desse modo, o aluno poderá desenvolver como TCC:

Art. 3.º - Compreende-se como TCC uma monografia, um relatório de estágio ou um projeto de aplicação concebido pelo próprio aluno, desde que sejam desenvolvidos com a utilização da metodologia científica adequada a cada modalidade de trabalho e possuam na sua estrutura os requisitos estabelecidos pela ABNT.

Parágrafo Único: também se compreende como monografia para o Bacharel em Turismo, a produção de um artigo com 15 a 20 laudas, dentro dos padrões técnico-científicos, podendo ser bibliográfico e/ou contemplar pesquisa de campo.

 

O Trabalho de Conclusão de Curso aprofunda o contato efetivo que o aluno teve com a pesquisa ao longo de sua formação acadêmica, possibilitando o seu desenvolvimento científico como pesquisador, respeitando a essência dos cursos de bacharelado.

O aluno será orientado por um professor específico no sexto semestre, na disciplina Elaboração de Projeto de Pesquisa, assim como no sétimo semestre pelo seu professor orientador (com aderência ao tema) na disciplina Orientação do Trabalho de Conclusão de Curso, cabendo ao Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso estabelecer e aprovar sua regulamentação específica.

 

FORMA DE INGRESSO

O ingresso ao curso será por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), de responsabilidade do MEC, e processos simplificados para vagas remanescentes, por meio de edital específico, a ser publicado pelo IFSP no endereço eletrônico cbt.ifsp.edu.br.

Os candidatos interessados em concorrer às vagas disponibilizadas pelo Sisu devem verificar as informações constantes no endereço eletrônico do MEC, especialmente do SiSU e do Enem.

Clique aqui para acompanhar os Processos Seletivos para os cursos superiores.

 

VAGAS

40 vagas anuais, no início de cada ano letivo

 

PERÍODO

Noturno

 

DURAÇÃO DO CURSO

7 semestres/3 anos e meio

 

COLEGIADO DO CURSO

Edital do Processo Eleitoral para composição do Colegiado do Bacharelado em Turismo

Prof. Dr. Thiago Rodrigues Schulze: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE

Em atualização

 

COORDENAÇAÕ DO CURSO

Prof. Dr. Thiago Rodrigues Schulze: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

CORPO DOCENTE

Em atualização

 

TABELA RESUMO DAS ATIVIDADES DOCENTES

Em atualização

 

LINK DA NUVEM PARA PITs E RITs

Em atualização

 

OUTRAS INFORMAÇÕES

Clique aqui para Laboratório de Turismo

Clique aqui para informações sobre Estagios

Resolução nº 47/2017 , de 06 de junho de 2017