Técnico em Informática
Sobre o curso
O Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio (CTII) é voltado para os estudantes que concluíram o Ensino Fundamental. Por ser integrado, ele garante tanto a conclusão do Ensino Médio quanto a formação técnica profissional, bem como a possibilidade do estudante prosseguir seus estudos em curso de nível superior.
PERFIL DO PROFISSIONAL EGRESSO
O Técnico de Informática desenvolve sistemas computacionais utilizando ambiente de desenvolvimento; realiza modelagem, desenvolvimento, testes, implementação e manutenção de sistemas computacionais; modela, constrói e realiza manutenção de banco de dados; executa montagem, instalação e configuração de equipamentos de informática; instala e configura sistemas operacionais e aplicativos em equipamentos computacionais; realiza manutenção preventiva e corretiva de equipamentos de informática; instala e configura dispositivos de acesso à rede e realiza testes de conectividade; realiza atendimento help-desk; opera, instala, configura e realiza manutenção em redes de computadores; aplica técnicas de instalação e configuração da rede física e lógica; instala, configura e administra sistemas operacionais em redes de computadores; executa as rotinas de monitoramento do ambiente operacional; identifica e registra os desvios e adota os procedimentos de correção; e executa procedimentos de segurança, pré-definidos, para ambiente de rede.
É fundamental para atuação como Técnico em Informática ter conhecimentos e saberes relacionados aos processos de planejamento e execução de projetos computacionais de forma a garantir a entrega de produtos digitais, análise de softwares, testagem de protótipos, de acordo com suas finalidades; conhecimentos e saberes relacionados às normas técnicas, à liderança de equipes, à solução de problemas técnicos e à assertividade na comunicação de laudos e análises; e habilidades relacionadas à construção de soluções em BI e integrações sistêmicas.
O egresso do Curso Técnico em Informática atua na sociedade (da qual integra o mundo do trabalho) de forma crítica, ética e transformadora, valorizando aspectos da cidadania, colaborando com ações de inclusão social, respeitando os direitos humanos, reconhecendo as diversidades existentes nas relações sociais e as demandas ambientais. Compreende que o desenvolvimento tecnológico modifica as relações profissionais e interpessoais. Atua em diferentes modalidades do mundo do trabalho, entendendo seu caráter, sua essência e a indissociabilidade entre os saberes práticos e teóricos. Reconhece a diversidade sexual, de gênero e as relações étnico-raciais atuando na desconstrução do machismo e racismo estruturais, do preconceito de qualquer tipo e das mais diversas formas de discriminação e desigualdade sociais, raciais e de gênero, dentro e fora das relações de trabalho.
Apresenta formação científica e tecnológica, que lhe permite atuar profissionalmente de forma a integrar trabalho, ciência, tecnologia e cultura, buscando a inovação, considerando o contexto sociopolítico, econômico e o desenvolvimento sustentável, estando apto a prosseguir os estudos com autonomia intelectual e criatividade. Articula os conhecimentos em Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática ao eixo tecnológico de Informação e Comunicação.
PERÍODOS
No período matutino, as aulas ocorrem de segunda à sexta-feira, das 7h15 às 12h00. No período vespertino, das 13h15 às 18h00.
Sábados letivos podem ser incorporados ao calendário acadêmico para que sejam realizados eventos, atividades acadêmicas e culturais, visitas técnicas, aulas extras, reposições, disciplinas regulares e optativas etc.
Aos sábados, o campus funciona das 7h15 às 18h.
DURAÇÃO DO CURSO
4 anos
VAGAS
Para o CTII, o Campus Cubatão oferta 40 vagas anuais no período matutino e 40 vagas anuais no período vespertino.
PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO
- PPC para ingressantes a partir de 2023
- PPC para ingressantes de 2017 a 2022
- PPC para ingressantes em 2016
- PPC para ingressantes de 2009 a 2015
ESTRUTURA CURRICULAR
- Estrutura Curricular para ingressantes a partir de 2023
- Estrutura Curricular para Ingressantes de 2017 a 2022
MAPA DE EQUIVALÊNCIAS
ESTÁGIO
No CTII, o estágio é obrigatório para ingressantes de 2016 a 2022 e não-obrigatório para ingressantes a partir de 2023.
Como ingressar
Para informações sobre inscrições, clique aqui
Laboratórios
O Campus Cubatão possui laboratórios didáticos de Física, Química, Biologia e Matemática e seis Laboratórios de Informática nos quais ocorrem diversas atividades do CTII. Os laboratórios de informática possuem em média 20 máquinas, capacidade para receber 40 estudantes e estão localizados nas salas 201, 207, 208, 210, 211 e 213.
Confira também:
CEIC
A Comissão para Elaboração e Implementação de Projetos Pedagógicos de Cursos de Educação Básica (CEIC) tem por objetivo a elaboração e desenvolvimento dos processos de implantação, reformulação, atualização, interrupção temporária da oferta de vagas e extinção dos cursos da Educação Básica, presenciais ou a distância, bem como realizar o acompanhamento contínuo da execução/realização desses cursos.
No IFSP, as atribuições da CEIC constam na Portaria n. 2582, de 17 de julho de 2020.
No Campus Cubatão, a CEIC do CTII possui composição indicada na Portaria CBT n. 131, de 24 de agosto de 2022.
Corpo Docente
O Corpo Docente do Campus Cubatão possui elevada formação acadêmica e profissional, atuando em diferentes regimes de trabalho, tais como: Regime de Dedicação Exclusiva (RDE), 40h/semanais e 20h/semanais.
Confira os nomes dos professores que compõem o Corpo Docente do campus
Atividades Docentes
No IFSP, as atividades docentes são reguladas pela Resolução n. 109/2015, a qual estabelece que cada docente deve apresentar, semestralmente, o Plano Individual de Trabalho (PIT) e, anualmente, o Relatório Individual de Trabalho (RIT).
Redes Sociais