Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas - ADS
Sobre o curso
OBJETIVO DO CURSO
O Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas tem por objetivo geral desenvolver o estudante para que possa atuar na área de Tecnologia da Informação, tendo como referência os conhecimentos mais importantes no universo da atividade profissional e promovendo também o desenvolvimento de competências genéricas de raciocínio, objetividade e iniciativa, além de estimular a cidadania e a responsabilidade social com espírito crítico, ético, inovador e empreendedor.
PERFIL PROFISSIONAL DO ALUNO EGRESSO
O Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas formado pelo IFSP elabora e analisa projetos e coordena equipes de produção de software. Documenta, desenvolve, testa, implanta e mantém sistemas de informação, a partir da escolha das tecnologias mais apropriadas para cada situação. Avalia, seleciona, específica e utiliza metodologias, tecnologias e ferramentas da engenharia de software, linguagens de programação e bancos de dados considerando a necessidade de garantir uma formação profissional tecnológica e assim contribuindo para o fortalecimento e crescimento dos arranjos produtivos, sejam eles locais, regionais e ou nacionais. Aplica conceitos e princípios de desenvolvimento de software que incluam atributos de qualidade relacionados à funcionalidade, manutenibilidade, portabilidade, usabilidade, confiabilidade, eficiência, segurança e compatibilidade. Conhece componentes de hardware e sistemas operacionais e identifica o modo como esses componentes afetam o desenvolvimento de software. Conhece e utiliza infraestrutura tecnológica de rede a fim de projetar, implementar e implantar sistemas de software e está apto a reconhecer novas técnicas e equipamentos em sua área de atuação. Vistoria, realiza perícia, avalia, emite laudo e parecer técnico em sua área de formação. Conhece aspectos éticos, morais e legais de sua área de atuação. Atua como empreendedor de modo crítico e proativo para desenvolver e propor soluções informatizadas, com responsabilidade social e ambiental.
PERÍODO
O curso é noturno, com aulas ocorrendo de segunda à sexta-feira, das 19h às 23h.
Sábados letivos podem ser incorporados ao calendário acadêmico para que sejam realizados eventos, atividades acadêmicas e culturais, visitas técnicas, aulas extras, reposições, disciplinas regulares e optativas etc.
Aos sábados, o campus funciona das 7h15 às 18h.
DURAÇÃO DO CURSO
6 semestres (3 anos)
PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO
- Estrutura Curricular para ingressantes a partir de 2023
- Estrutura Curricular para ingressantes de 2014 a 2022
MAPA DE EQUIVALÊNCIAS
TCC
No Curso de ADS, o TCC é obrigatório para ingressantes de 2014 a 2022 e opcional para ingressantes a partir de 2023.
ESTÁGIO
No Curso de ADS, o estágio não é obrigatório.
Conheça mais sobre o estágio em: https://cbt.ifsp.edu.br/index.php/estagios
RECONHECIMENTO DO CURSO
O Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas foi reconhecido pelo MEC em 2017, obtendo conceito 3 neste processo de avaliação. Em 2021, após participação dos estudantes no ENADE, o curso obteve renovação automática de reconhecimento.
Confira também:
- Portaria de Reconhecimento de Curso - ADS
- Portaria de Renovação de Reconhecimento de Curso - ADS
- Relatório de Participação no ENADE - 2021
Como ingressar
Para acesso ao curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Campus Cubatão, o estudante deverá ter concluído o Ensino Médio ou equivalente.
O ingresso ao curso será por meio de processo seletivo regulamentado por edital a ser publicado anualmente. O edital estabelecerá a distribuição das 40 vagas ofertadas anualmente, no período noturno, no 1º semestre do ano, e atenderá obrigatoriamente à Lei nº 12.711/2012. Poderão ser incluídas neste edital vagas reservadas para ações afirmativas que estejam em consonância com as finalidades e objetivos do IFSP.
Para fins de classificação, o edital optará pelo uso do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), de responsabilidade do MEC, e/ou de notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano vigente ou anos anteriores e/ou processos simplificados para vagas remanescentes, por meio de edital específico, a ser publicado pelo IFSP.
Outras formas de acesso previstas são: reopção de curso, transferência externa, portadores de diploma de graduação ou outras formas definidas pelo IFSP em editais específicos publicados periodicamente.
Acompanhe as notícias sobre os editais de processos seletivos para ingresso em cursos superiores em: https://cbt.ifsp.edu.br/index.php/processos-seletivos-e-concursos
VAGAS
40 vagas anuais
Laboratórios
O Campus Cubatão possui seis Laboratórios de Informática nos quais ocorrem diversas atividades do curso ADS. Os laboratórios de informática possuem em média 20 máquinas, capacidade para receber 40 estudantes e estão localizados nas salas 201, 207, 208, 210, 211 e 213.
Confira também:
Colegiado
O Colegiado de Curso é órgão consultivo e deliberativo de cada curso superior do IFSP, responsável pela discussão das políticas acadêmicas e de sua gestão no projeto pedagógico do curso. É formado por professores, estudantes e servidores técnico-administrativos.
Confira a composição do Colegiado do curso de ADS nos últimos anos:
NDE
NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE
O Núcleo Docente Estruturante (NDE) constitui-se de um grupo de docentes de elevada formação e titulação, com atribuições acadêmicas de acompanhamento, atuante no processo de concepção, consolidação e contínua avaliação e atualização do Projeto Pedagógico do Curso.
Confira a composição do NDE do Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas nos últimos anos:
- Portaria CBT n. 117/2023 - Altera a Portaria CBT n. 039/2023
- Portaria CBT n. 039/2023 - Revoga a Portaria CBT n. 086/2020 e reconstitui o NDE do curso
- Portaria CBT n. 094/2020 - Retifica a Portaria CBT n. 086/2020 e reconstitui o NDE do curso
- Portaria CBT n. 086/2020 - Revoga a Portaria CBT n. 120/2017 e reconstitui o NDE do curso
- Portaria CBT n. 120/2017 - altera a Portaria CBT n. 074/2015 e reconstitui o NDE do curso
- Portaria CBT n. 074/2015 - revoga as Portarias n. 2003/2014 n. 4265/2013 e reconstitui o NDE do curso
- Portaria n. 2003/2014 - altera a Portaria n. 4265/2013 e recompõe o NDE do curso
- Portaria n. 4265/2013 - constitui o NDE do curso
Corpo Docente
O Corpo Docente do Campus Cubatão possui elevada formação acadêmica e profissional, atuando em diferentes regimes de trabalho, tais como: Regime de Dedicação Exclusiva (RDE), 40h/semanais e 20h/semanais.
Confira os nomes dos professores que compõem o Corpo Docente do campus.
Atividades Docentes
No IFSP, as atividades docentes são reguladas pela Resolução n. 109/2015, a qual estabelece que cada docente deve apresentar, semestralmente, o Plano Individual de Trabalho (PIT) e, anualmente, o Relatório Individual de Trabalho (RIT).
- Resolução IFSP n. 109/2015
- Planos Individuais de Trabalho Docente (PIT) de 2015 a 2019
- Relatórios Individuais de Trabalho Docente (RIT) de 2015 a 2019
- Planos e Relatórios Individuais de Trabalhos do Corpo Docente a partir de 2019
Atividades Complementares
No curso de ADS, é optativa a realização de Atividades Complementares.
Quando realizadas pelo estudante, todas as atividades complementares serão acompanhadas, supervisionadas, validadas e contabilizadas pelo Coordenador do Curso, mediante apresentação de documentação comprobatória por parte do estudante interessado. Serão contabilizadas apenas as atividades validadas pelo coordenador.
Redes Sociais