Projeto de Extensão  Lixo Eletrônico: conhecer para descartar de forma adequada

• Publicado: Segunda, 08 de Outubro de 2018, 08h27
  • Última atualização em Segunda, 08 de Outubro de 2018, 08h28
Durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), o Projeto de Extensão  Lixo Eletrônico: conhecer para descartar de forma adequada, desenvolvido no Câmpus Cubatão e coordenado pela Professora de Biologia, Sueli M P dos Santos Torres e com a participação dos alunos Agatha, Lucas, Manuela e Sarah, do 3º. ano do ensino técnico em informática irá apresentar algumas atividades, dentre elas destacam-se apalestra Lixo Eletrônico: conhecer para descartar de forma adequada, ministrada pelo secretário de Meio Ambiente da Prefeitura de CubatãoMauro Haddad Nieri e do supervisor operacional do projeto Lixo Eletrônico da Fundação Settaport Francisco Antonio Nogueira da Silva.

Além da palestra, haverá a Exposição Museu do Lixo Eletrônico da Fundação Settaport composto por exemplares antigos de rádios, telefones,computadores  e videogames, entre outros.

Nos dias 22, 23, 24 e 25 o Câmpus Cubatão será um ponto de coleta de lixo eletrônico, o lixo será pesado e recolhido pela fundação Settaport, que irá dar o destino adequado. Faça o descarte consciente.

O projeto está sendo desenvolvido em três etapas, sendo a primeira a identificação do conhecimento sobre o que é lixo eletrônico e suas formas de descarte pelos alunos, a segunda, conta com a participação do secretário do meio ambiente, Mauro Haddad Nieri e do supervisor operacional do projeto Lixo Eletrônico da Fundação Settaport Francisco Antonio Nogueira da Silva, que forneceram esclarecimentos sobre o trabalho realizado com o destino desse lixo, através da apresentação da palestra. A terceira fase é a organização da Semana de descarte do lixo eletrônico na Escola durante a SNCT.

A preocupação com o descarte dos resíduos de equipamentos elétricos e eletrônicos juntamente com o lixo doméstico, resultando em um processo de compostagem natural de matéria orgânica junto com resíduos eletrônicos, foi o que nos levou a desenvolver o projeto, pois o desperdício eletrônico contém uma mistura de vários metais como o cobre, alumínio, ferro, zinco, níquel, chumbo, cádmio e mercúrio. Para não provocar danos ambientais é preciso descartá-lo em locais apropriados, que podem ser empresas especializadas, cooperativas de reciclagem ou centros de estudos, com projetos voltados ao descarte de lixo e ao meio ambiente.

campanha descarte lixo