Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Curso: A identidade profissional através do currículo Lattes

  • Publicado: Quarta, 12 de Setembro de 2018, 15h07
  • Última atualização em Quarta, 12 de Setembro de 2018, 18h06
  • Acessos: 1793

O curso de orientação e elaboração de currículo lattes demonstra a preocupação de apresentar ao cenário acadêmico e mercadológico a importância da construção da identidade profissional que discentes, docentes e pesquisadores possuem nas suas áreas de formação e atuação.

O currículo lattes é uma ferramenta de fonte de pesquisa sobre os dados informados acerca da trajetória acadêmico-científica do pesquisador/profissional.

É através da plataforma Lattes, concebida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que é possível pesquisar sobre os currículos, bem como sobre outros assuntos inerentes a pesquisa no Brasil.

A partir deste curso, os discentes buscarão atentar-se para a construção da sua identidade, imagem perante o mercado, que de forma contínua e evolutiva será inserida no currículo lattes com cada atuação, formação, técnica realizada.

E através desta prática, que funcionará como elemento facilitador, os discentes já conseguirão estar inseridos num vasto banco de dados de pesquisadores/profissionais em atuação.

 

OBJETIVOS

GERAL: Instruir no preenchimento do currículo lattes, bem como apresentar sua relevância para o cenário acadêmico, profissional, técnico e científico.

ESPECÍFICOS:

• Apresentar a plataforma lattes com contextualização histórica;

• Cadastrar um currículo lattes;

• Apresentar a estrutura do currículo lattes;

• Orientar os caminhos para o preenchimento do currículo lattes;

• Esclarecer dúvidas sobre onde inserir as informações de acordo com a sua finalidade;

É importante informar sobre a existência e relevância da plataforma Lattes para a construção da identidade profissional, bem como com sua finalidade prática de orientar e sanar dúvidas existentes, principalmente dos discentes de graduação envolvidos ou com interesse na pesquisa e formação acadêmica, que estarão capacitados sobre os procedimentos básicos acerca desta ferramenta.

 

PROGRAMAÇÃO DIA 18/09/2018

19:00 - Credenciamento

19h30 - O que é o currículo lattes?

Histórico

Finalidade

Importância

Identidade profissional

20:30 - O currículo lattes na prática

Características

Barra de módulos

Produções acadêmicas

Curiosidades

21:30 - Quiz avaliativo

 

LOCAL

Câmpus Cubatão do IFSP - Sala 101

 

VAGAS: 40 vagas

 

INSTRUTORAS 

Eliane Avelina de Azevedo Sampaio: Técnica em Hotelaria pelo Instituto Federal de Sergipe/IFS (2007), graduada em Turismo pela Universidade Federal de Sergipe/UFS (2010) e especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Estácio de Sergipe (2013). Atualmente, cursando pós-graduação lato sensu em planejamento do Turismo pela Universidade Federal de Sergipe/UFS (2017-2018) e mestrado no Programa de pós-graduação stricto sensu Mestrado Profissional em Turismo no Instituto Federal de Sergipe/PPMTUR/IFS (2017-2019). Áreas de pesquisa: Turismo e Inovação, Planejamento e Gestão do Turismo, Competitividade, Tendências no Turismo, Gastronomia como Patrimônio Cultural e Hotelaria.

http://lattes.cnpq.br/0252695316782293

 

Leylane Meneses Martins: Graduada em Turismo pela Faculdade de Sergipe/FaSe (2008) e especialista em Gestão Estratégica de RH: Evolução e Tendências pela Faculdade Estácio de Sergipe (2011). Atualmente, cursando graduação em Administração pela Universidade Tiradentes/UNIT (2015-2018) e mestrado no Programa de pós-graduação stricto sensu Mestrado Profissional em Turismo no Instituto Federal de Sergipe/PPMTUR/IFS (2017-2019). Áreas de pesquisa: Gestão de Pessoas, Turismo Cultural e Religioso, Planejamento e Gestão do Turismo, Cluster Turístico, Turismo e Tecnologia, Educação e Formação Profissional.

http://lattes.cnpq.br/7824108144436370

 

ORGANIZAÇÃO 

Instituto Federal de Educação, Ciência, Tecnologia de São Paulo - IFSP

Câmpus Cubatão

Coordenadoria de Extensão e Ensino

 

Para mais informações, entrar em contato: 3346-5315 / 5307

 

Lattes

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página