Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Atividades desenvolvidas
Início do conteúdo da página

Atividades desenvolvidas

Publicado: Quinta, 13 de Dezembro de 2018, 17h58 | Última atualização em Quinta, 21 de Novembro de 2019, 21h30 | Acessos: 702

Projeto Acesse libras já! - 2019 

Em todos os eventos da área de Turismo, o aluno Carlos Henrique dos Santos promove acessibilidade na divulgação por meio da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) assim como realiza a tradução para Libras da página de atividades do NAPNE. Essa ação é o produto do projeto de trabalho de conclusão de curso do aluno em Gestão de Turismo.

PHOTO 2019 05 10 19 11 29

Sempre que este símbolo Acessivel em libras estiver em uma notícia do site, ela estará acessível em libras. 

 

Setembro Azul- Dia Nacional do Surdo em 26/09/2019

O mês de setembro é marcado por diversas atividades da comunidade surda e Intérpretes de Libras. Os eventos são voltados para a conscientização da acessibilidade, quebra de barreiras atitudinais e comemoração das conquistas. Setembro é conhecido pela comunidade surda como "Setembro Azul. ”

Tendo em vista que o IFSP oferta uma educação tecnológica e observando a carência de informação sobre a temática, bem como a falta de perspectiva da comunidade surda da nossa região - devido à um vasto histórico de exclusão social - reconhecemos a importância de trazer um referencial ativo na área de desenvolvimento de tecnologia acessível.

Com base nas lacunas históricas sociais e educacionais, as ações e estratégias promovidas neste evento, visam a eliminação de barreiras tecnológicas e de acessibilidade que impedem e dificultam a participação efetiva desse grupo minoritário.

setazul 1

Palestra: "Tecnologia e acessibilidade de inclusão", com Joaquim Amado, mestre e fundador da World Tech e America DeafTech; fundador e coordenador-geral da Deaf Developers Conference, representando a Hand Talk MTAC (Multi Platform Technical Audience Contributor.

setazul 2

A professora de Libras Samanta Noronha abordou o tema referente "O ensino da Libras e sua relação nas tecnologias de acessibilidade no IFSP- Cubatão".

setazul 3

Equipe Napne e palestrantes reunidos no Auditório

 

 

Semana do Turismo em 25/09/2019

A Semana do Turismo do Câmpus Cubatão teve início dia 25 de setembro e apresentou como temática o Turismo de Base Comunitária, contando com mesa redonda, visita técnica ao Projeto Cota 200, palestra sobre turismo e gestão pública e visita à ABAV Expo Internacional de Turismo, uma das maiores e mais importantes feiras de negócios e turismo do Brasil. 

A programação, aberta ao público, é alusiva ao Dia Mundial do Turismo, comemorado dia 27 de setembro, conforme a Organização Mundial do Turismo - OMT, órgão ligado à Organização das Nações Unidas (ONU).

As atividades inclusivas realizadas pelo NAPNE foram apresentadas em mesa informativa com participação de alunos e servidores.

tur 1

Rejane Correia, Intérprete de Libras do campus Cubatão e integrante do NAPNE, realizando a tradução para o aluno Carlos Henrique, estudante do curso de Turismo e idealizador do projeto “Libras Já!”

tur 2

Rejane Correia, Intérprete de Libras do campus Cubatão e integrante do NAPNE, realizando a tradução para o aluno Carlos Henrique, estudante do curso de Turismo e idealizador do projeto “Libras Já!”

tur 3

Integração de alunos, servidores e professores.

 

 

Visita Técnica ao Navio Logos Hope - em 04/09/2019

Sabemos que às tecnologias de informação e comunicação (TICs) tem levado nossos alunos a perderem o interesse pela leitura, apresentando um vocabulário precário, dificuldade de compreensão, erros ortográficos, de concordância e outras dificuldades marcantes na produção de texto.

Diante dessa realidade o Núcleo de Atendimento para Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE), realizou uma visita técnica ao Navio Logos Hope, maior livraria flutuante do mundo que atracou no porto de Santos. O navio possui 132 metros de comprimento e 400 voluntários de 65 nações, um acervo à venda de 5 mil obras de diversos lugares do mundo. 

Acreditamos que através desta visita estaremos resgatando valores pela leitura, levando os alunos a vivenciarem experiências que proporcionem momentos divertidos e prazerosos afim de despertar o gosto pela leitura e o amor aos livros.

 “ Livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas.

 Os livros só mudam as pessoas. ” (Mario Quintana).

logos 1

Equipe Napne e Comunicação social visitando o Navio Logos Hope, a maior livraria flutuante do mundo.

logos 2

Conhecendo as dependências do Navio Logos Hope, maior livraria flutuante do mundo.

logos 3

Napne e alunos de outros cursos do IFSP- campus Cubatão visitando o navio Logos Hope.

logos 4

 Espaço do navio para vendas de livros e produtos destinado a todos os públicos.

 

 

Palestra Inclusão Deficientes Visuais com Francis Lisboa em 03/04/2019

 A importância da inclusão de pessoas com deficiência visual

Foi o tema abordado no nosso campus por Francis Lisboa, profissional da área de tecnologia e deficiente visual.

Com o propósito de tornar efetiva a inclusão dos alunos com essa especificidade, nossa comunidade escolar foi convidada a participar desse evento organizado pelo NAPNE afim de proporcionar conhecimento e gerar novas ferramentas inclusivas.

defi 1

Alunos e funcionários reunidos com Francis Lisboa no auditório Carlos Alberto Siegner explorando o tema: “ A importância da inclusão de pessoas com deficiência visual. ”

defi 2

 

Alunos e funcionários reunidos com Francis Lisboa no auditório Carlos Alberto Siegner explorando o tema: “ A importância da inclusão de pessoas com deficiência visual. ”

2019 04 03 Inclusão Deficientes Visuais Francis Lisboa 011

Alunos e funcionários reunidos com Francis Lisboa no auditório Carlos Alberto Siegner explorando o tema: “ A importância da inclusão de pessoas com deficiência visual. ”

2019 04 03 Inclusão Deficientes Visuais Francis Lisboa 022

Alunos e funcionários reunidos com Francis Lisboa no auditório Carlos Alberto Siegner explorando o tema: “ A importância da inclusão de pessoas com deficiência visual. ”

 

 

Palestra Autismo com Sandra Lia em 13/02/2019

Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)

O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) afeta três importantes áreas do desenvolvimento: socialização, comunicação e comportamento. O autismo se manifesta de maneira única em cada indivíduo, não se enquadrando somente em um tipo, mas em vários subtipos. O termo “espectro” é usado para demonstrar os diversos níveis de comprometimento.

No intuito de atender a demanda de alunos com essa especificidade, o Instituto Federal Campus Cubatão convidou a Drª Sandra Lia Rodrigues para uma explanação acerca do tema: “ Autismo: Acolhimentos inclusivos saudáveis, entender para integrar. ”

 

2019 02 13 Palestra Autismo Dra. Sandra Lia 010

Dra. Sandra Lia Rodrigues compartilhando suas experiências com os docentes do IFSP campus Cubatão.

2019 02 13 Palestra Autismo Dra. Sandra Lia 012

Dra. Sandra Lia Rodrigues compartilhando suas experiências com os docentes do IFSP campus Cubatão.

Lia

Dra. Sandra Lia Rodrigues compartilhando suas experiências com os docentes do IFSP campus Cubatão.

 

 

Projeto Filtrando Sonhos - Integração dos Calouros -2017

 

napne 16

Alunos confeccionando filtro dos sonhos



Pensando na importância de transformar a cultura do trote violento e as diversas brincadeiras que induz ao Bullyng, o IFSP através da esquipe do NAPNE cria o projeto “Filtrando Sonhos”. Por meio de atividades culturais, esportivas e palestras, afim de integra-los no espaço educacional, alunos calouros, veteranos e toda comunidade escolar. A partir da construção do filtro dos sonhos, as atividades têm como objetivo
Promover a integração dos calouros com os alunos veteranos e comunidade escolar
Transformar a cultura do trote violento afim minimizar as brincadeiras desagradáveis.
Sensibilizar para a importância de cultivar sonhos e expectativas
Despertar nos alunos o sentimento de respeito no mundo acadêmico.
A acolhida aos alunos calouros na instituição é algo que já vem sendo realizado há alguns anos, porém de forma especial este ano contemplamos com atividade diferenciada, envolvente, criativa e entusiasta para que todos possam gozar plenamente de um semestre cheio de sonhos e conquistas.

napne 17napne 18napne 19

 

 

Programa Altas Horas da Emissora Rede Globo – 2016

napne 3

Alunos na plateia do programa Altas Horas da Emissora Rede Globo


A fim de proporcionar momentos culturais extra sala de aula, o IFSP- Cubatão atua de maneira eficaz com todos os alunos, e especificamente alunos que cursam o EJA e o Turismo. E alguns desses momentos podemos contar com a participação ativa e efetiva da equipe NAPNE, onde proporciona todo o apoio no processo de inclusão. Contando principalmente com o apoio da Intérprete de Libras no qual acompanhou os alunos surdos durante todo processo.

napne 5napne 6napne 7

 

 

Visita Técnica – BOVESPA - 2016

napne 4

Alunos do EJA e Interprete de Libras visitando a BOVESPA

Devido à um projeto elaborado pela professora de matemática e com o apoio de profissionais que atuam no NAPNE, os alunos do IFSP- Cubatão tiveram a oportunidade de participar de diversas visitas técnicas. E uma delas foi a visita à BM&FBOVESPA, uma das mais importantes bolsas da América Latina. E para que os alunos tenham uma visão mais ampla em relação ao mercado financeiro foi disponibilizado : palestras, simulação de compras, cinema 3 D e um centro de memórias onde todos participarão e interagirão de forma inclusiva. Devido à um projeto elaborado pela professora de matemática e com o apoio de profissionais que atuam no NAPNE, os alunos do IFSP- Cubatão tiveram a oportunidade de participar de diversas visitas técnicas. E uma delas foi a visita à BM&FBOVESPA, uma das mais importantes bolsas da América Latina. E para que os alunos tenham uma visão mais ampla em relação ao mercado financeiro foi disponibilizado: palestras, simulação de compras, cinema 3 D e um centro de memórias onde todos participarão e interagirão de forma inclusiva.

napne 8napne 9napne 10

 

 

Projeto Biologia Acessível - Vendo o Invisível -2016

napne 11

Alunos sendo atendidos na sala no NAPNE e laboratório de biologia


Frente as dificuldades de ensino e aprendizagem por parte do professor responsável da sala, tradutor/ intérprete de libras e alunos com deficiência auditiva/surdez especificamente nas aulas de biologia, a equipe NAPNE busca suprir algumas dessas necessidades através do projeto Biologia acessível - Vendo o invisível. E para que possamos nomear junto com os alunos, as estruturas necessárias para o ensino de biologia as aulas serão ministradas uma vez na semana na sala do NAPNE respectivamente nas quintas-feiras, antes do turno letivo. Atendendo alunos com surdez, ouvintes e demais interessados que fazem parte do corpo discente do Instituto.
A equipe busca proporcionar na prática uma aprendizagem significativa eliminando barreiras pedagógicas, na comunicação e informação. Garantir condições de acessibilidade, necessárias à plena participação e autonomia dos estudantes com deficiência. Oferecer e promover conhecimento na modalidade visual e escrita por meio de conceitos da disciplina de biologia.

napne 12napne 13napne 14

 

 

Projeto Engrenar- Informática Básica - 2016

napne 15

Aplicador e alunos da EJA na sala de informática

 

Observou-se que, anualmente, um público diferenciado chega ao campus para o ingresso do curso EJA (Educação de Jovens e Adultos) de Ensino Médio. Jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de iniciar ou concluir os estudos no ensino fundamental ou médio na idade adequada e por muitas vezes um ensino inconsistente pelo qual o processo de aprendizagem não se deu de maneira tão eficaz. Fatores estes que somados a um elevado nível de ensino oferecido pelo IFSP, resulta em desânimo e culminam em evasão e desistência do curso.
Devido toda necessidade e demanda, originou-se o projeto “Engrenar” pelo qual a equipe NAPNE desenvolve e promove ao longo do ano, objetivando o aprimoramento de conhecimentos específicos bem como análise, diagnóstico e emprego de ferramentas pedagógicas para aprimoramento da capacidade cognitiva dos alunos matriculados.

 

 

Visita Técnica – Feira de Acessibilidade REATECH - 2015

napne 1

 

napne 2

registrado em:
Fim do conteúdo da página