Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Atividades desenvolvidas
Início do conteúdo da página

Atividades desenvolvidas

Publicado: Quinta, 13 de Dezembro de 2018, 17h58 | Última atualização em Quinta, 01 de Agosto de 2019, 20h26 | Acessos: 495

Projeto Acesse libras já! - 2019 

 

Em todos os eventos da área de Turismo, o aluno Carlos Henrique dos Santos promove acessibilidade na divulgação por meio da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) assim como realiza a tradução para Libras da página de atividades do NAPNE. Essa ação é o produto do projeto de trabalho de conclusão de curso do aluno em Gestão de Turismo.

 

 PHOTO 2019 05 10 19 11 29

Sempre que este símbolo Acessivel em libras estiver em uma notícia do site, ela estará acessível em libras. 

 

Palestra Inclusão Deficientes Visuais com Francis Lisboa em 03/04/2019

 

2019 04 03 Inclusão Deficientes Visuais Francis Lisboa 011

2019 04 03 Inclusão Deficientes Visuais Francis Lisboa 022

 

Palestra Autismo com Sandra Lia em 13/02/2019

 

2019 02 13 Palestra Autismo Dra. Sandra Lia 010

2019 02 13 Palestra Autismo Dra. Sandra Lia 012

 

Projeto Filtrando Sonhos - Integração dos Calouros -2017

napne 16

Alunos confeccionando filtro dos sonhos



Pensando na importância de transformar a cultura do trote violento e as diversas brincadeiras que induz ao Bullyng, o IFSP através da esquipe do NAPNE cria o projeto “Filtrando Sonhos”. Por meio de atividades culturais, esportivas e palestras, afim de integra-los no espaço educacional, alunos calouros, veteranos e toda comunidade escolar. A partir da construção do filtro dos sonhos, as atividades têm como objetivo
Promover a integração dos calouros com os alunos veteranos e comunidade escolar
Transformar a cultura do trote violento afim minimizar as brincadeiras desagradáveis.
Sensibilizar para a importância de cultivar sonhos e expectativas
Despertar nos alunos o sentimento de respeito no mundo acadêmico.
A acolhida aos alunos calouros na instituição é algo que já vem sendo realizado há alguns anos, porém de forma especial este ano contemplamos com atividade diferenciada, envolvente, criativa e entusiasta para que todos possam gozar plenamente de um semestre cheio de sonhos e conquistas.

napne 17napne 18napne 19

 

Programa Altas Horas da Emissora Rede Globo – 2016

napne 3

Alunos na plateia do programa Altas Horas da Emissora Rede Globo


A fim de proporcionar momentos culturais extra sala de aula, o IFSP- Cubatão atua de maneira eficaz com todos os alunos, e especificamente alunos que cursam o EJA e o Turismo. E alguns desses momentos podemos contar com a participação ativa e efetiva da equipe NAPNE, onde proporciona todo o apoio no processo de inclusão. Contando principalmente com o apoio da Intérprete de Libras no qual acompanhou os alunos surdos durante todo processo.

napne 5napne 6napne 7

Visita Técnica – BOVESPA - 2016

napne 4

Alunos do EJA e Interprete de Libras visitando a BOVESPA

Devido à um projeto elaborado pela professora de matemática e com o apoio de profissionais que atuam no NAPNE, os alunos do IFSP- Cubatão tiveram a oportunidade de participar de diversas visitas técnicas. E uma delas foi a visita à BM&FBOVESPA, uma das mais importantes bolsas da América Latina. E para que os alunos tenham uma visão mais ampla em relação ao mercado financeiro foi disponibilizado : palestras, simulação de compras, cinema 3 D e um centro de memórias onde todos participarão e interagirão de forma inclusiva. Devido à um projeto elaborado pela professora de matemática e com o apoio de profissionais que atuam no NAPNE, os alunos do IFSP- Cubatão tiveram a oportunidade de participar de diversas visitas técnicas. E uma delas foi a visita à BM&FBOVESPA, uma das mais importantes bolsas da América Latina. E para que os alunos tenham uma visão mais ampla em relação ao mercado financeiro foi disponibilizado: palestras, simulação de compras, cinema 3 D e um centro de memórias onde todos participarão e interagirão de forma inclusiva.

napne 8napne 9napne 10

Projeto Biologia Acessível - Vendo o Invisível -2016

napne 11

Alunos sendo atendidos na sala no NAPNE e laboratório de biologia


Frente as dificuldades de ensino e aprendizagem por parte do professor responsável da sala, tradutor/ intérprete de libras e alunos com deficiência auditiva/surdez especificamente nas aulas de biologia, a equipe NAPNE busca suprir algumas dessas necessidades através do projeto Biologia acessível - Vendo o invisível. E para que possamos nomear junto com os alunos, as estruturas necessárias para o ensino de biologia as aulas serão ministradas uma vez na semana na sala do NAPNE respectivamente nas quintas-feiras, antes do turno letivo. Atendendo alunos com surdez, ouvintes e demais interessados que fazem parte do corpo discente do Instituto.
A equipe busca proporcionar na prática uma aprendizagem significativa eliminando barreiras pedagógicas, na comunicação e informação. Garantir condições de acessibilidade, necessárias à plena participação e autonomia dos estudantes com deficiência. Oferecer e promover conhecimento na modalidade visual e escrita por meio de conceitos da disciplina de biologia.

napne 12napne 13napne 14

Projeto Engrenar- Informática Básica - 2016

napne 15

Aplicador e alunos da EJA na sala de informática

 

Observou-se que, anualmente, um público diferenciado chega ao campus para o ingresso do curso EJA (Educação de Jovens e Adultos) de Ensino Médio. Jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de iniciar ou concluir os estudos no ensino fundamental ou médio na idade adequada e por muitas vezes um ensino inconsistente pelo qual o processo de aprendizagem não se deu de maneira tão eficaz. Fatores estes que somados a um elevado nível de ensino oferecido pelo IFSP, resulta em desânimo e culminam em evasão e desistência do curso.
Devido toda necessidade e demanda, originou-se o projeto “Engrenar” pelo qual a equipe NAPNE desenvolve e promove ao longo do ano, objetivando o aprimoramento de conhecimentos específicos bem como análise, diagnóstico e emprego de ferramentas pedagógicas para aprimoramento da capacidade cognitiva dos alunos matriculados.

 

Visita Técnica – Feira de Acessibilidade REATECH - 2015

napne 1

 

napne 2

registrado em:
Fim do conteúdo da página