Na última sexta (01/09), a Câmara Municipal celebrou a assinatura de um convênio com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) - Câmpus Cubatão. A parceria prevê a criação de vagas de estágio no Legislativo para alunos da instituição de ensino que morem na cidade. O encontro ocorreu na sede da unidade no Jardim Casqueiro.

O presidente da Câmara, Rodrigo Alemão (PSDB), disse que o convênio além de oferecer uma oportunidade de estágio, também tem o objetivo de aproximar o Legislativo do IFSP Câmpus Cubatão, presente na cidade há 30 anos. O parlamentar disse que o município passa por uma grave crise por conta do processo de desindustrialização, por isso, é importante que tanto a academia quanto os vereadores pensem em alternativas para reverter esse quadro.

Vanessa Toledo, diretora-secretária da Câmara, apresentou um projeto aos diretores do IFSP Câmpus Cubatão sobre a criação de um programa na TV Legislativa para incentivo da divulgação científica. Nele, alunos e professores poderão expor seus estudos e pesquisas sobre diferentes campos do conhecimento. A ideia é começar a produzir em breve os primeiros episódios da nova atração.

O diretor geral do IFSP Câmpus Cubatão, Robson Nunes da Silva, aproveitou a ocasião para pedir apoio da Câmara no suporte logístico da I Jornada Integrada do IFSP, evento que ocorrerá em novembro e agregará os três maiores congressos realizados pelo Instituto (CONEPT, CONICT e CONEMAC), sob o tema “Inovando, Diversificando e (Re) Construindo”. Silva quer que as escolas do município participem das atividades que serão desenvolvidas no campus. A Jornada promoverá palestras, seminários, oficinas e atrações culturais.

Participaram da celebração do convênio Eduardo Henrique Gomes, diretor de Pesquisa, Inovação e Extensão do IFSP Câmpus Cubatão, Gisela Mendonça, coordenadora de Extensão, Adeiza Monteiro, da coordenadoria de comunicação social da unidade de ensino e presidente do Fundo Social de Solidriedade da cidade. Os vereadores Toninho Vieira (PSDB), Lala (SD), Jair do Bar (PT), Sérgio Calçados (PPS) e Marcinho (PSB) também estiveram presentes no encontro.

Texto extraído do site da Câmara Municipal de Cubatão: http://www.cubatao.sp.leg.br/institucional/noticias/poder-legislativo-celebra-convenio-com-instituto-federal-campus-cubatao

MGO 2644

MGO 2630 1