O OBJETIVO DO CURSO

Objetivo Geral

Formar Engenheiros em Controle e Automação com excelente qualificação profissional, tendo base sólidas no núcleo de conteúdos básicos, nos conteúdos de Física, Química e Informática com o apoio das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação, Laboratórios de Aproximação do Real, Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Ambientes Reais de Aprendizagem e Laboratório de Inovação Tecnológica, no núcleo de conteúdos profissionalizantes, no núcleo de conteúdos específicos, nos componentes curriculares de formação social, política e humana, no Estágio Supervisionado e no Trabalho de Conclusão de Curso, além de ter uma formação diferencial, inovadora e sempre atualizada.

Preparar o futuro engenheiro para:

• Supervisionar, coordenar e orientar tecnicamente projetos de Controle e Automação;
  • Estudar, planejar, dimensionar e especificar projetos de Controle e Automação;
  • Estudar viabilidade técnico-econômica de projetos de Controle e Automação;
  • Dar assistência, assessoria e consultoria nas áreas de Controle e Automação;
  • Dirigir obra e serviço técnico nas áreas de Controle e Automação;
  • Vistoriar, periciar, avaliar, arbitrar, emitir laudo e parecer técnico nas áreas de Controle e Automação;
  • Desempenhar cargo e função técnica nas áreas de Controle e Automação;
  • Ensinar, pesquisar, analisar, experimentar, ensaiar e divulgar técnica, extensão e inovação nas áreas de Controle e Automação;
  • Elaborar orçamento nas áreas de Controle e Automação;
  • Padronizar, mensurar e controlar a qualidade de projetos nas áreas de Controle e Automação;
  • Executar obra e serviço técnico nas áreas de Controle e Automação;
  • Fiscalizar obra e serviço técnico nas áreas de Controle e Automação;
  • Produzir e inovar na produção técnica e especializada;
  • Conduzir trabalho técnico nas áreas de Controle e Automação;
  • Conduzir equipe técnica de instalação, montagem, operação, reparo ou manutenção nas áreas de Controle e Automação;
  • Executar instalação, montagem e reparo nas áreas de Controle e Automação;
  • Comandar operação e manutenção de equipamento e instalação nas áreas de Controle e Automação;
  • Executar Desenho Técnico nas áreas de Controle e Automação l

PERFIL PROFISSIONAL DO ALUNO EGRESSO

O Bacharel em Engenharia de Controle e Automação ou Engenheiro de Controle e Automação atua no desenvolvimento e integração de processos, sistemas, equipamentos e dispositivos de controle e automação. Em sua atividade, otimiza, projeta, instala, mantém e opera sistemas de controle e automação de processos, de manufatura e acionamento de máquinas; de medição e instrumentação eletroeletrônica, de redes industriais e de aquisição de dados. Integra recursos físicos e lógicos, especificando e aplicando programas, materiais, componentes, dispositivos, equipamentos eletroeletrônicos e eletromecânicos utilizados na automação industrial, comercial e predial. Coordena e supervisiona equipes de trabalho; realiza pesquisa científica e tecnológica e estudos de viabilidade técnico-econômica; executa e fiscaliza obras e serviços técnicos; efetua vistorias, perícias e avaliações, emitindo laudos e pareceres. Em sua atuação, considera a ética, a segurança e os impactos socioambientais.

GRADE CURRICULAR

Projeto Pedagógico do Curso

Regras para o TCCComunicado n.º 1/2017 - Diretoria de Ensino   NOVO!

COMO INGRESSAR

Através do Sistema de Seleção Unificada (SISU), gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC) que utiliza os resultados obtidos pelos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Os candidatos interessados em concorrer às vagas disponibilizadas pelo Sisu devem verificar as informações constantes no endereço eletrônico do MEC, especialmente do SiSU e do Enem.

Clique aqui para acompanhar os Processos Seletivos para os cursos superiores.

VAGAS

PERÍODOS

DURAÇÃO DO CURSO

PROFESSORES