*****EM CONSTRUÇÃO*****

Integrantes do Grêmio 2016 (Chapa Quente):

Gabriel Costa - presidente
João Pedro Canaes - vice presidente
Bruna Gross - primeira secretária
Bruna Fontes - segunda secretária
André Oliveira - tesoureiro
Rafaela Figueiredo - coordenadora manhã
Beatriz Domingues - coordenadora tarde
Luiz Henrique Tenório- coordenador noite
Pedro Feijó - diretor de comunicações
Carla Braga - diretora de cultura
Fernando Guimarães - diretor de esporte
Isabelle Beserra - diretora de meio ambiente
Victor Barbosa - diretor sobre áreas técnicas
Alexandre Schumacher - diretor de educação
João Melques - primeiro suplente
Antônio Carlos Dias - segundo suplente

Regimento Eleitoral 2016

Registro de Chapas: 22/02/2016

Eleições: 03/03/2016

Um pouco sobre a Gestão de 2015

Devido à atrasos na eleição, a Chapa Renovação só pôde se tornar grêmio oficialmente depois do resultado que saiu no dia 9 de março de 2015. Antes da votação, as duas chapas concorrentes (Chapa Renovação e Chapa Certa) tiveram direito à campanha e participaram de um debate, onde ambas puderam fazer perguntas entre si – com direito a réplica e tréplica; e ainda receberam pergunta dos alunos, para que os mesmos sanassem suas dúvidas referente às propostas.

Para verificar maiores informações sobre as propostas da Chapa Renovação e seus respectivos membros, clique aqui.

O primeiro evento realizado pela gestão de 2015 foi o Acústica Federal, que ocorreu na data 25/04/2015. O evento, novidade no campus, se constituiu em música - apresentações grupais ou individuais na qual os alunos puderam fazer parte, seguindo um processo de inscrição – e alimentação, que foi fornecida pelas comissões de formatura. As mesmas comercializaram os produtos de suas preferencias, procurando sempre não fugir do tema proposto.

Ainda no tema de Cultura, foram propostos outros eventos, que acontecerão ao longo do ano. São eles:

•  In Concert: já existente em nosso Campus, conta com apresentações ao vivo - onde os alunos inscrevem suas respectivas bandas para tocar na data de realização do evento. No caso do número de inscritos ser maior que o de vagas, os alunos/bandas inscritos (as) serão votadas e enfim poderão tocar no evento – e alimentação, comercializada pelas comissões de formatura.
  • Halloween: efetuado em nosso Campus anualmente, o Halloween é uma festa temática e opcionalmente à fantasia. Os alimentos presentes no evento também serão comercializados pelas comissões de formatura.

Há ainda a proposta da realização de outro Acústica Federal, ainda no ano de 2015.

No que diz respeito aos esportes, no início do ano foi realizado o Festival de Integração, evento de um dia proposto para interação entre os alunos novos. Está em andamento o InterClasses, campeonato de futsal entre os times de cada sala; o mesmo está sendo supervisionado por professor de Educação Física e conta também com a participação dos alunos do Ensino Superior. As pretensões para o final do ano são a realização do IFetec – Integração entre ‘IFSP’ e ‘Escola Técnica Estadual de Cubatão’, que une os grêmios da Etec e do Campus em uma disputa num campeonato de futebol, e o IFETÃO, campeonato futebolístico realizado entre os times existentes no Campus. Um pouco diferenciada, a gestão de 2015 tem a proposta de realizar uma visita técnica para o Instituto Florestal de Cubatão, onde seriam executadas palestras e atividades com o intuito didático sobre ecologia e preservação do meio ambiente.

Desenvolveram-se também projetos colaborativos para ajudar o desenvolvimento acadêmico nas áreas técnicas, como o Grupo de Desenvolvimento de Software – que está em andamento; inicialmente, este projeto tem o intuito de criar programas que melhorem o dia a dia de nossa escola, buscando elaborar projetos que organizem documentos, matrículas e rematrículas, e até aplicativos móveis para que possamos usar para ter ciência da ausência de professores e etc., com o tema escolhido por votação dos membros docentes/discentes inscritos na participação da iniciativa. Este projeto visa, de uma maneira diferenciada, aprimorar o conhecimento dos alunos nas áreas técnicas e envolvê-los mais com a escola, possibilitando aos mesmos dar sua contribuição social à escola. Pretende-se também incluir o Campus Cubatão nos Campeonatos de Lógica, disputas baseadas em conhecimento lógico, tanto em nível universitário como federal – como Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) . A formação de equipes ou a escolha de membros individuais serão feitas através de uma seletiva do campus, contando com exercícios de lógica para avaliar o nível do participante para que, então, um participante fosse escolhido para representar o campus Cubatão.

Ainda na área pedagógica, há o Reforço Dinâmico – que tem como proposta que as dúvidas dos alunos possam ser sanadas por outros alunos do Campus com melhor entendimento da disciplina, promovendo, assim, interação entre as turmas – e o Simulado Enem, aos moldes dos que são promovidos pela Região Metropolitana da Baixada Santista, visa auxiliar os alunos dos terceiros e quartos anos no seu preparo para o Enem – em andamento. Neste ano de 2015, em colaboração com a Coordenadoria de Curso e Ensino Médio, em virtude de alguns problemas ocorridos na organização do período de provas no primeiro bimestre para as turmas do Ensino Médio Integrado ao Técnico de Informática, o Grêmio, atendendo às reivindicações discentes, foi responsável pela articulação que culminou no retorno da semana de provas, trazendo contribuições e melhorias ao processo de ensino e aprendizagem.

Fotos dos eventos realizados - ano de 2015

Acústica Federal – 1º evento realizado pela Gestão de 2015

Festa Junina – Evento realizado pelo IFSP – Campus Cubatão com participação e ajuda do Grêmio.

Mais informações:

Estatuto do Grêmio Estudantil