Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Concam > Últimas notícias > Alunos do curso de Licenciatura em Letras criam Portfólio de Literatura Indígena Brasileira Contemporânea
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Alunos do curso de Licenciatura em Letras criam Portfólio de Literatura Indígena Brasileira Contemporânea

  • Publicado: Quinta, 27 de Janeiro de 2022, 11h13
  • Última atualização em Quinta, 27 de Janeiro de 2022, 11h19
  • Acessos: 937
Estudantes do 8º. semestre do curso superior Licenciatura em Letras - habilitação em Língua Portuguesa do IFSP - Câmpus Cubatão construíram, como trabalho final da disciplina Literatura Indígena, um site contendo um Portfólio de Literatura Indígena Brasileira Contemporânea. O trabalho foi orientado pela Profª. Drª. Fabiana de Lacerda Vilaço, que ministrou a disciplina e organizou o site com as contribuições feitas por cada grupo. 
Ao longo do semestre, os/as estudantes leram e estudaram obras literárias, além de textos teórico-críticos sobre cultura, história e literatura indígena. O principal objetivo do trabalho, além de sintetizar a construção de conhecimento alcançada ao longo do semestre, foi proporcionar a ampla circulação desse conhecimento. Ao verem concluído o trabalho, os/as estudantes da turma foram unânimes em destacar sua percepção de que é muito comum as pessoas não terem acesso à produção cultural indígena, o que possibilita a criação de muitas ideias pré-concebidas e estereotipadas. Além disso, afirmaram também que hoje se sentem com muito mais preparo para ler mais e ensinar literatura indígena em sua atuação profissional, e assim combater esse grande desconhecimento acerca da história e da cultura dos povos indígenas brasileiros. 
Além de informações sobre autores/as e suas obras, no portfólio há também sugestões para o ensino dessas obras para o Ensino Fundamental e Médio. O portfólio está disponível para o público em geral, e tem a especial intenção de inspirar novos/as leitores/as e docentes com interesse em conhecer mais e ensinar a literatura indígena brasileira contemporânea. 

Clique aqui para acessar o site.

 

2022 01 27 11 10 56 Window

registrado em:
Fim do conteúdo da página