Página inicial > Concam > Últimas notícias > Comitiva do câmpus visita as instalações da Usiminas

Comitiva do câmpus visita as instalações da Usiminas

• Publicado: Segunda, 18 de Outubro de 2021, 18h23
  • Última atualização em Terça, 19 de Outubro de 2021, 08h03

Uma comitiva do Câmpus Cubatão formada pelos professores da área de Indústria Amauri Dias, Arnaldo de Carvalho, Enzo Bertazini (representando a coordenação do CSA), Humberto Hickel (coordenador do CTA) e Marcelo CoelhoLuiz Kiehn, agente de Prospecção e Inovação, e Leandro Campelo, diretor adjunto de Pesquisa e Inovação, visitou as instalações da indústria Usiminas na manhã desta segunda-feira (18).

Os servidores foram recepcionados por Patrícia Limeres, do Instituto Usiminas, e Wellington Garcia, líder de Projetos de Automação, que guiou os visitantes por vários setores da indústria, onde puderam conversar com responsáveis pelas diversas fases da produção do aço.

Entre os locais visitados, estavam o setor de laminação de tiras a quente (LTQ) e a sala de escarfagem. No primeiro, o sr. Américo Hurtado, assistente Técnico Industrial, forneceu várias informações sobre o controle da temperatura, dimensão e forma do laminado. Ressaltou ainda que todo o processo é automatizado, cabendo aos técnicos o ajuste fino que permite à indústria entregar o produto de acordo com a solicitação do cliente.

Quanto à escarfagem, os funcionários explicaram que consiste num processo de remoção de defeitos da placa de aço por meio da aplicação de calor. Os professores puderam acompanhar, diretamente da sala de controle, os passos dessa ação, que começa com a pesagem e medição e segue até a intervenção para retiradas das impurezas da superfície da barra de aço.

A última parte da visita foi dedicada à área conhecida como Decapagem 3, recentemente instalada e que conta com elevado nível tecnológico. Ali, os visitantes observaram a remoção de óxidos, a redução de espessura da tira laminada e a embalagem do produto nas dimensões que o mercado exige.

A visita é mais uma das iniciativas do Câmpus Cubatão de se aproximar do seu entorno, abrindo diálogo com instituições públicas e privadas em busca de novas parcerias para a realização de projetos em áreas como automação e inovação.

USIMINAS TODOS

USI CAPACETES AMARELOSLEANDRO HUMB USISALA TESTECADEIRA USI VALENDOUSI ACO CONFERIDOTURBINAS USIMINAS