O que é um Grêmio Livre?

O Grêmio é uma associação de alunos de uma escola, que representa e defende os direitos dos estudantes.

Para que serve um Grêmio Livre?

Além de representar e defender os direitos dos estudantes, o Grêmio também pode fazer outras coisas como:

  • Lutar pela reforma da escola;
  • Se dedicar à melhoria da educação;
  • Aumentar a qualidade nas refeições;
  • Batalhar contra o aumento abusivo das mensalidades;
  • Fiscalizar as verbas que vem para escola;
  • Organizar atividades culturais, esportivas e de lazer.

Os Grêmios tiveram um papel importante na história do país, como na participação da resistência à ditadura militar.

Quem faz parte da direção de um Grêmio Livre?

Todo estudante matriculado que tenha vontade de participar da direção e tenha sido eleito para compor a direção do Grêmio.

Por que se chama Grêmio Livre Estudantil Chico Mendes?

O Grêmio possui esse nome em homenagem ao ativista ambiental brasileiro Francisco Alves Mendes Filho, mais conhecido como "Chico Mendes" (Xapuri, 15 de dezembro de 1944 - Xapuri, 22 de dezembro de 1988.), foi um seringueiro, sindicalista e ativista ambiental brasileiro. Sua intensa luta pela preservação da Amazônia o tornou conhecido internacionalmente e foi a causa de seu assassinato.

Integrantes do Grêmio 2017 (Chapa ?):

 

 

P10309980   EleiçõesdoGrêmio 20090010    EleiçõesdoGrêmio 20090050

 



 

 
EleiçõesdoGrêmio 20090400  EleiçõesdoGrêmioTarde 20090020   GREMIO0650
 
 

 
"MENSAGENS DO GRÊMIO"
09/05/2017
 
Grêmio Livre Estudantil Chico Mendes e Observatório de Direitos Humanos farão seu segundo passeio cultural!

Como parte das ações conscientes e educativas, e por conta do estrondoso sucesso do primeiro rolê, o Grêmio Livre Estudantil Chico Mendes em parceria com o Observatório de Direitos Humanos IFSP Cubatão está promovendo o 2º Rolezim de Sábado para o dia 13/05/2017. Desta vez com mais vagas!

Partiremos para São Paulo aonde visitaremos a Pinacoteca do Estado de São Paulo e o Memorial da Resistência de São Paulo. Nos acompanharão as professoras Rosana, Ludmila e Rita.

Sairemos do Campus às 7h30 e voltaremos de São Paulo às 17h. O preço que cada um deve pagar é de 26 reais apenas para pagar o total do ônibus (as instituições que visitaremos são públicas e gratuitas).

Inscrevam-se pelo formulário abaixo. O presidente entregará aos inscritos as autorizações a serem assinadas e também receberá o dinheiro do pagamento do ônibus.

 

Formulário para inscrição

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfJRJ4I32bwNGdusdZtDGCRV9QgJ8IenoQJsfI2gsZAnxIl8g/viewform

 


AÇÕES DO GRÊMIO 2017

Na área de Meio Ambiente, o grêmio está produzindo cartazes estilizados (usando o humor) para chamar a atenção dos alunos a um assunto importante na escola: o lixo. A ideia é conscientizar os alunos de que é preciso manter a urbanidade em nossa escola por meio da limpeza, não jogando lixo no chão.
 
Também está no projeto um ecoponto no câmpus para a coleta de latinhas de refrigerante, que serão coletadas e vendidas como forma de garantir uma renda a mais para as ações do grêmio e para a política de sustentabilidade, além de, nas salas de aula a colocação de pontos de coleta de papel, para reciclar e também gerar renda.
 
Para o mês de junho está nos planos o recebimento de mudas que serão plantadas na semana de meio ambiente, o que deixará o câmpus mais bonito, fresco e verde!
 
O incentivo à coleta de óleo do câmpus também será trabalhado, tendo em vista a existência dos depósitos localizados ao lado das lixeiras em frente ao refeitório.

lixo no lixo

Colaboração: 

Texto: Victor Reis

Imagem: Maykon Santana