Quais os critérios para realizar um estágio?

A partir dos 16 anos de idade o estudante regularmente matriculado pode iniciar um estágio, lembrando que no caso de estágio obrigatório, o mesmo só pode ser iniciado a partir do período previsto no plano do curso. É importante que no termo de compromisso esteja expressa a condição de estágio obrigatório para que seja validado no histórico do curso. Para estudantes de nível médio e superior, o estágio tem carga horária máxima de 6 horas diárias e 30 horas semanais.


Como formalizar o estágio?
Existem dois caminhos para a formalização do estágio: através de agentes de integração (empresas que realizam a intermediação entre a unidade concedente de estágio e a instituição de ensino) ou diretamente entre o IFPR e a empresa. Em ambos os casos, o termo de compromisso deve ser assinado pelo aluno, pela unidade concedente e pela instituição de ensino. Lembre-se: a instituição de ensino é sempre a última parte a assinar o termo de compromisso. Procure o coordenador de estágio do seu câmpus para auxiliá-lo nesse processo.


Como preencher o plano de estágio?
O plano de estágio deve acompanhar o termo de compromisso e deve ser preenchido em conjunto com a unidade concedente. Nele deverá constar todas as atividades que serão desenvolvidas pelo estagiário no âmbito da unidade concedente. Planos de estágio que não contemplem atividades correlatas ao curso do estagiário serão recusados.

Como proceder no caso de rescisão?
O termo de compromisso de estágio pode ser rescindido a qualquer momento, desde que haja interesse de qualquer uma das partes. Nesse caso, deve ser preenchido o termo de rescisão de estágio, encerrando o vínculo entre o estagiário e a unidade concedente.

Tenho direito a férias?
Sim, é assegurado ao estagiário, sempre que o estágio tenha duração igual ou superior a 1 (um) ano, período de recesso de 30 (trinta) dias, a ser gozado preferencialmente durante suas férias escolares.

Posso fazer estágio voluntário?
Não. Apenas o estágio obrigatório pode não ser remunerado. No caso de estágio não obrigatório a concessão de bolsa, bem como do auxílio-transporte, é compulsória.